Notícias

Novo livro de Nestor Mendes Jr preserva memória do ‘Bahêa’, sua paixão

Autor ampliou em 20 anos e atualizou obra anterior sobre os 70 anos do clube; jornalistas destacam importância diante de escassez de publicações do gênero

Entre tantas formas de demonstrar amor pelo time, o jornalista Nestor Mendes Jr escolheu escrever e preservar a memória do seu Esporte Clube Bahia. Com “Bahêa, Minha Paixão – Primeiro Campeão do Brasil”, ele transforma sua paixão em livro pela terceira vez. O lançamento da obra aconteceu na noite da última quinta-feira (15), com longas filas para autógrafos, em casa, como se diz no futebol, na Arena Fonte Nova. 

Nestor é também autor de “Bahia Esporte Clube da Felicidade – 70 Anos de Glórias” (2001) e “Nunca Mais! – 25 anos de Luta pela Liberdade no Esporte Clube Bahia” (2014). “A ideia era a ampliação do primeiro livro, acrescentando mais 20 anos, mas acabou que se tornou um novo livro, por ter as 91 temporadas todas detalhadas, ano a ano, e não ser apenas os elementos do futebol, mas também os acontecimentos que permearam cada ano”, detalha Nestor. “Além disso, a gente tem novidades como a fotografia restaurada e colorizada que dá para ver como era o uniforme lá de 1931”, acrescenta. 

Para Jorge Sanmartin, decano da imprensa esportiva, ao persistir contando a história do Bahia, Nestor incentiva outros autores, mesmo de outros times. Jorge e Nestor concordam que faltam publicações do gênero. “Há uma dificuldade de valorização, no sentido de que as pessoas não veem sentido em investir nisso. Eu lembro de um dirigente de jornal que sugeriu rasgar os jornais para caber quando uma chefe do arquivo foi pedir para ampliar o espaço do acervo”, lamenta Nestor. 

Time completo

O livro apresenta textos exclusivos, a exemplo do que foi escrito por Evaristo de Macedo, o primeiro artigo assinado pelo ex-treinador sobre a conquista de 1988 – colocando-a no patamar de Copa do Mundo. Já o título de 1959 é registrado em um texto do jornalista Antônio Matos, diretor da ABI e autor de “Heróis de 59”, livro lançado em 2019 sobre a história do primeiro título do clube. “Estou feliz com o resultado, de fato é muito mais que uma atualização do livro de 2001, está muito mais completo, tanto no formato como de conteúdo”, elogia Matos. 

Também têm textos publicados no livro os publicitários e escritores Marcos Carneiro, Bruno Cartaxo e Marcelo Simões e a jornalista Carla Bahia. Além dos escritos de um dos líderes pela democracia no ECB, Fernando Jorge Carneiro; do advogado Pedro Barachisio Lisboa; do escritor Aramis Ribeiro Costa; do ex-diretor da CBF e presidente mais jovem do Conselho Deliberativo do Bahia, Virgílio Elísio da Costa Neto; do médico e expert em camisas tricolores, Ruy Guimarães Botelho; e do músico e escritor Manno Góes. 

“Era importante fazer esses convites, o Bahia é muito diverso, complexo, rico em pontos de vistas, não dá para uma pessoa sozinha contar sua história”, acredita Nestor. O projeto gráfico é do designer Alan Maia. A capa é de Fábio Domingues, sobre foto de Ulisses Dumas. 

O autor

Jornalista com passagem por diversos veículos – como Correio, A Tarde, TV Bahia, Tribuna da Bahia, Bahia Hoje, Rádio Sociedade, Rádio Educadora e Jornal do Brasil, Nestor Mendes Jr. tem 60 anos e nasceu na cidade baiana de São Sebastião do Passé. Ele é formado em Jornalismo, pela Universidade Federal da Bahia, e em Direito, pela Universidade Católica do Salvador. “Com mais de 50 anos de jornalismo, eu me lembro quando Nestor começou trabalhando em alguns veículos, é um cara estudioso, apaixonado pelo Bahia. O Bahia é privilegiado por ter uma publicação dessas”, afirma Jorge. Nestor também é conhecido por sua atuação em campanhas eleitorais. Além dos títulos sobre o Bahia, também é autor de “Elixir” (1984). 

Textos relacionados:

publicidade
publicidade