ABI BAHIANA

Orquestra de Violões da UFBA lançará CD e livros na Série Lunar

A Série Lunar do mês de outubro acontece no próximo dia 25 (quarta-feira), às 19h, e traz a Orquestra de Violões da UFBA ao auditório da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), espaço que, além de ambientar atividades culturais distintas, possui uma incrível vista para a Baía de Todos os Santos e para o conjunto arquitetônico do Centro Histórico de Salvador.

O grupo vai lançar um CD e três publicações durante o evento gratuito realizado pela ABI, em parceria com a Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (Emus/Ufba). A noite contará com participações especiais.

A Orquestra de Violões da UFBA foi fundada em 2010, pelo professor Ricardo Camponogara de Mello, e conta com 17 integrantes, entre professores, funcionários-técnicos, alunos do curso de Violão, e egressos. O grupo já se apresentou na Série Lunar em 2019 e na temporada 2022.

Coordenada pelos professores Ricardo Camponogara e Robson Barreto, o grupo destaca-se pela excelência dos seus integrantes, os quais têm em comum o fato de serem concertistas.

Segundo Camponogara, este é um aspecto fundamental para a escolha do repertório que vem sendo desenvolvido, cujas características são o alto nível técnico-interpretativo e a importância histórica das obras e compositores. O repertório da Orquestra é composto por concertos para solistas e orquestra, que são transcritos para essa formação ou por composições feitas especificamente para o grupo.

O grupo preparou um presente para o público da Série Lunar! Serão sorteados kits com o CD “Orquestra de Violões da UFBA – Concertos Brasileiros” e três livros com transcrições de obras para a Orquestra de Violões: Concerto para Violão e Pequena Orquestra – Heitor Villa-Lobos, Concerto para Violão e Orquestra – Francisco Mignone, Concerto para dois Violões, Oboé e Orquestra de Cordas – Radamés Gnattali.

Participam da apresentação como convidados especiais os músicos Gilson Santana (regente), Pedro Robatto (clarineta), Mario Ulloa (violão), Saulo Gama (sanfona), Cameratas de Violões da Neojiba (coordenador: Otávio Fidalgo) e cantores do Madrigal da UFBA (Janaína Carvalho, Aishá Roriz, Igor Garcia, Vinicius Abreu).

O concerto terá também as participações do diretor da Emus, José Maurício Brandão, a professora Cristina Tourinho e o advogado Rodrigo Moraes, que prestará um tributo a José Leal, biógrafo do compositor João Pernambuco.

Já passaram pela Série Lunar 2023:

01/03 – Sarau Literomusical ✔️
03/05 – Quinteto de Sopros ✔️
31/05 – Duo Cello e Violão ✔️
05/07 – Núcleo de Choro da Emus ✔️
30/08 – Mario Ulloa ✔️
27/09 – Duo Ricardo Camponogara e Aquim Sacramento ✔️
25/10 – Orquestra de Violões da UFBA
06/12 – Madrigal (concerto de natal)

SERVIÇO

Série Lunar – Temporada 2023
Orquestra de Violões da UFBA
Quando: 25 de outubro, às 19h
Onde: Sede da ABI (Rua Guedes de Brito, 1 – Praça da Sé | Edifício Ranulfo Oliveira, 8º andar, Auditório Samuel Celestino

Textos relacionados:

publicidade
publicidade