A comunidade do Alto do Saldanha, em Brotas, está prestes a homenagear um ilustre morador: Anízio de Carvalho (95), ícone do fotojornalismo baiano. Para isso, a Associação Acelera Brotas (ACEB) acaba de abrir uma campanha de financiamento coletivo que vai viabilizar a realização do “Prêmio Guardião da Cultura do Alto”. A iniciativa tem o apoio da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), instituição que já fez diversas homenagens a Anízio, a exemplo da Exposição Ginga Nagô e seu catálogo, e nas páginas da Revista Memória da Imprensa. As doações podem ser feitas por meio da plataforma Apoia.se, no link https://apoia.se/guardiaodacultura.
De acordo com o produtor cultural Tiago Neves, o projeto visa fomentar a cultura desse bairro, através de uma premiação que vai destacar talentos locais. “Esse prêmio é uma forma de reconhecer e valorizar aqueles que se dedicam a preservar a cultura e a história local, e de inspirar as futuras gerações a continuar o legado”, explica o idealizador.
“Resgatar o passado para construir um futuro” é o tema da primeira edição do evento, cujo projeto também prevê a realização de uma exposição com fotografias marcantes da carreira de Anízio de Carvalho, conhecido no bairro como “Sr. Zico”, além de apresentações de artistas da comunidade.
Tiago Neves destaca a potência que é fortalecer o senso de pertencimento do Alto do Saldanha, resgatando sua memória afetiva através do fotojornalista. “A homenagem ao Sr. Anízio é um ato de reconhecimento da importância da cultura do Alto do Saldanha, um local que abriga uma diversidade de manifestações culturais e religiosas. Ao celebrar a sua obra, celebramos a nossa própria identidade”, reflete.
A meta de arrecadação do projeto é de R$ 17.160,00, valor que será utilizado para o aluguel de espaço e equipamentos, ações de marketing, confecção de troféu e outras despesas do evento. A campanha de arrecadação espera atingir não apenas moradores do Alto do Saldanha, seus familiares e amigos, mas também instituições e profissionais da comunicação, artistas, educadores, estudantes e todo cidadão comprometido com a preservação da cultura baiana.
Sr. Zico
Nascido em 23 de fevereiro de 1930, em Conceição da Feira, interior da Bahia, Anízio de Carvalho é considerado o fotojornalista que exerceu a atividade por mais tempo no Brasil. As lentes de sua prezada máquina fotográfica Rolleiflex eternizaram acontecimentos marcantes da história da Bahia e do Brasil, sejam coberturas do período da ditadura militar e campanhas políticas, manifestações culturais e religiosas, além da cena artística e o cotidiano da vida baiana.
Segundo Neves, a importância de Anízio para a sua comunidade e para a Bahia está no registro sensível da cultura popular do estado. “Suas fotografias não são meros registros; são narrativas visuais que revelam a alma do povo baiano, a expressividade das grandes iyalorixás e babalorixás, a fé que pulsa nos terreiros e igrejas, a força e a resiliência de uma comunidade que, apesar das adversidades, mantém viva sua rica herança cultural”, observa.
- Faça a sua contribuição! – https://apoia.se/guardiaodacultura.