ABI BAHIANA

Quinteto de Sopros da UFBA retorna à Série Lunar para a temporada 2023

No dia 3 de maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a Associação Bahiana de Imprensa vai receber um concerto especial do Quinteto de Sopros da Universidade Federal da Bahia. O grupo lotou o auditório da ABI na edição anterior da Série Lunar e agora retorna para mais uma participação no projeto, que é fruto de uma consolidada parceria entre a Associação e a Escola de Música da UFBA. A apresentação acontece às 19h, com entrada gratuita.

Com estrutura estabelecida no século XIX, o quinteto de sopros é um dos agrupamentos instrumentais de câmara mais tradicionais da música erudita. A principal força do conjunto é a variedade de timbres conferida pelos instrumentos diferentes em seu corpo, bem como por um repertório versátil.

Já o Quinteto de Sopros da UFBA foi formado na década de 50, no período de criação dos “Seminários Internacionais de Música”, tendo em suas antigas formações professores da EMUS. A formação atual é composta por funcionários músicos da Orquestra Sinfônica da UFBA (OSUFBA), almejando que o quinteto se torne um dos grupos de câmara estáveis da instituição de ensino.

Sob a liderança do flautista Antônio “Tota” Portela, o grupo conta com outros músicos premiados e com formação nacional e internacional: Celso Benedito (trompa), Gustavo Seal (oboé), Hudson Ribeiro (clarinete) e Bruno de Souza (fagote), formado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O Quinteto procura sempre levar ao público um repertório versátil, contemplando diferentes compositores, estilos e culturas. Porém, a música brasileira de concerto segue como presença marcante em seu repertório.

Na noite da próxima quarta-feira, o Quinteto de Sopros da UFBA vai interpretar obras de compositores como Mozart, Villa-Lobos e György Ligeti, por ocasião do seu centenário de nascimento – em 28 de maio de 1923. Ligeti é considerado um dos mais notáveis compositores de música erudita do século XX.

SERVIÇO

Quinteto de Sopros da UFBA – Série Lunar 2023
Dia: 03 de maio
Hora: 19h
Local: Auditório Samuel Celestino – 8° andar do Edifício Ranulfo Oliveira, Rua Guedes de Brito, 1 – Praça da Sé, Centro Histórico de Salvador
Entrada gratuita

Textos relacionados:

publicidade
publicidade