ABI BAHIANA

Roda de choro leva clássicos da MPB à Série Lunar

ABI vai receber pela primeira vez o Núcleo de Choro da Emus, na próxima quarta-feira (5)

Na semana em que será celebrado o bicentenário da Independência da Bahia, o 2 de Julho – cujas batalhas consolidaram a Independência do Brasil –, a Série Lunar vai receber uma apresentação que é a cara da gente brasileira. No dia 5 de julho (quarta-feira), às 19h, o ritmo contagiante do chorinho invade o palco do Auditório Samuel Celestino, da Associação Bahiana de Imprensa, sob o comando do Núcleo de Choro da Escola de Música da UFBA (Emus). Clássicos de Paulinho da Viola, Jacob do Bandolim, Altamiro Carrilho e Pixinguinha compõem o repertório da noite.

A Série Lunar, fruto da parceria entre a ABI e a Escola de Música da UFBA, proporciona concertos mensais com professores, servidores do corpo técnico-administrativo e alunos vinculados à Emus. 

A Roda de Choro da Escola de Música da UFBA (Emus) é uma importante iniciativa de fomento à cultura do choro no ambiente acadêmico e na capital baiana. O projeto foi criado em 2019 pelo professor Joel Barbosa, que convidou os estudantes Eduardo Brandão (violão 7 cordas), Tadeu Maciel (pandeiro) e Washington Oliveira (cavaquinho), para tocarem choro no pátio da Emus. Com as apresentações temporariamente interrompidas pela pandemia de COVID-19, o grupo voltou a se reunir em 2022, quando as atividades acadêmicas presenciais foram retomadas. Com mais força, o grupo ganhou novos membros, como Caio Brandão (violão 6 cordas), Jarder Ryan (clarineta) e  Leandro Tigrão (flauta doce).

“A principal característica dos nossos encontros é acolher pessoas com diferentes níveis de conhecimento, promovendo o aprendizado da linguagem, repertório e valores sociais do choro, de forma democrática e genuína, na própria roda”, destaca Tadeu Maciel, coordenador do Núcleo. 

Para a apresentação na Série Lunar, o grupo escolheu alguns choros bastante conhecidos pelo público, como “Noites Cariocas” e “Carinhoso”. Também compõem o repertório músicas menos famosas, “mas igualmente belíssimas, como ‘Bole bole’ e ‘Choro Negro'”, garante Maciel. 

Segundo ele, o grupo está feliz por estrear na Série Lunar. “Atividades que contribuam para o fomento à prática de choro na cidade são bem-vindas, ainda mais essa parceria com a ABI, que acontece num local super agradável com uma visão privilegiada da Baía de Todos os Santos”, elogia o músico. 

SERVIÇO

Núcleo de Choro da Emus – Série Lunar 2023
Dia: 05 de julho (quarta-feira) | 19h
Local: Auditório Samuel Celestino – 8° andar do Edifício Ranulfo Oliveira, Rua Guedes de Brito, 1 – Praça da Sé, Centro Histórico de Salvador
Entrada gratuita

Textos relacionados:

publicidade
publicidade