ABI BAHIANA

Série Lunar recebe a Orquestra de Violões da UFBA

A Série Lunar do mês de novembro acontece nesta quarta-feira (9), às 19h, e traz a Orquestra de Violões da UFBA ao auditório da Associação Bahiana de Imprensa (ABI). O evento gratuito realizado pela ABI, em parceria com a Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (Emus/Ufba), está em sua penúltima apresentação da temporada 2022. O concerto terá as participações especiais dos professores José Maurício Brandão (regência), diretor da Emus, e Saulo Gama (acordeon).

Arte: Bamboo Editora

A Orquestra de Violões da UFBA foi fundada em 2010, pelo professor Ricardo Camponogara de Mello, e conta com uma média de 17 integrantes, entre professores, funcionários-técnicos, alunos do curso de Violão, e egressos. Atualmente, a Orquestra é coordenada pelos professores Ricardo Camponogara e Robson Barreto, e destaca-se pela excelência dos seus integrantes, os quais têm em comum o fato de serem concertistas. Segundo Ricardo, este é um aspecto fundamental para a escolha do repertório que vem sendo desenvolvido, cujas características são o alto nível técnico-interpretativo e a importância histórica das obras e compositores.

O repertório da Orquestra é composto por concertos para solistas e orquestra, que são transcritos para essa formação ou por composições feitas especificamente para o grupo. Na Série Lunar, a Orquestra selecionou obras de importantes compositores: Vivaldi; H. Villa-Lobos; J.S. Bach; Astor Piazzolla.

O grupo gravou o CD “Orquestra de Violões da UFBA – Concertos Brasileiros”. No disco, estão obras de compositores brasileiros, sendo três delas transcritas para a Orquestra de Violões em projetos de pesquisa, envolvendo professores e alunos bolsistas. São eles: Concerto para Violão e Pequena Orquestra – H. Villa-Lobos, Concerto para Violão e Orquestra – F. Mignone, Concerto para dois Violões, Oboé e Orquestra de Cordas – R. Gnattali. Também foi gravada a obra Toadas de Pedro Dias, vencedora do concurso de composição Fernando Burgos, realizado em 2013 na Escola de Música da UFBA.

Saiba quem já passou pela Série e qual a próxima atração:
18/05 – Mario Ulloa ✔
15/06 – Quinteto de Sopros da UFBA ✔
13/07 – Duo Sá-Cramento ✔
17/08 – Duo Tota e Teca (especial 92 anos da ABI) ✔
14/09 – Madrigal da UFBA ✔
11-10 – Nilton Azevedo Quarteto ✔
09/11 – Orquestra de Violões da UFBA
07/12 – Concerto de Natal

SERVIÇO

Série Lunar – Temporada 2022
Orquestra de Violões da UFBA
Quando: 09 de novembro, às 19h
Onde: Sede da ABI (Rua Guedes de Brito, 1 – Praça da Sé | Edifício Ranulfo Oliveira, 8º andar, Auditório Samuel Celestino

Textos relacionados:

publicidade
publicidade