ABI BAHIANA

Série Lunar recebe o Quinteto de Sopros da UFBA

Grupo formado por músicos da OSUFBA protagonizará a segunda apresentação da temporada, no dia 15 de junho

Após uma estreia de sucesso, com casa lotada, a temporada de 2022 da Série Lunar dá continuidade à sua programação mensal. Fruto de parceria entre a Associação Bahiana de Imprensa (ABI) e a Escola de Música da UFBA (Emus), o evento gratuito será protagonizado pelo conjunto musical Quinteto de Sopros da UFBA. A apresentação acontece na quarta-feira (15), às 19 horas, no auditório da ABI. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla (clique aqui).

O Quinteto de Sopros da UFBA foi formado inicialmente na década de 50, no período de criação dos “Seminários Internacionais de Música”, tendo em suas antigas formações professores da EMUS. Recentemente, funcionários músicos da Orquestra de Música da UFBA (OSUFBA) resgataram a formação e já se apresentaram em concerto no Museu de Arte da Bahia.

Foto: Eduardo Ravi | Arte: Gentil/Bamboo Editora

Sob a liderança do flautista Antônio “Tota” Portela, o grupo conta com outros músicos premiados e com formação nacional e internacional: Celso Benedito (trompa), Gustavo Seal (oboé), Hudson Ribeiro (clarinete) e Bruno de Souza (fagote), formado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Com estrutura estabelecida no século XIX, o quinteto de sopros é um dos agrupamentos instrumentais de câmara mais tradicionais da música erudita. A principal força do conjunto é a variedade de timbres conferida pelos instrumentos diferentes em seu corpo, bem como por um repertório versátil.

Na noite do próximo dia 15, o Quinteto de Sopros da UFBA vai interpretar obras de compositores como o americano John Philip Sousa, Nikolai Rimsky-Korsakov e Ernst Widmer, além do brasileiro Oscar Lorenzo Fernandez. O musicista Tota Portela falou sobre a variedade de compositores que essa apresentação busca contemplar, contrastando a produção musical de diversos países e explorando o lado lúdico das composições. Segundo ele, poderá haver até uma “surpresa musical”, mas esse é um segredo que somente os presentes irão descobrir.

“Nós, do Quinteto de Sopros da UFBA, achamos louvável a criação dessa Série Lunar, e a iniciativa da ABI e da Emus em abrir mais esse espaço em Salvador para que o público possa apreciar a música erudita”, elogiou Tota. “Teremos um  alinhamento de lua cheia, boa música e de pessoas com vontade de curtir uma bela e eclética noite. Esperamos que todos desfrutem de bons momentos”, completou.

O evento estará sujeito à lotação máxima do auditório. Faça a sua reserva gratuita pela Sympla neste botão:

OBS: Interessados em assistir às apresentações deverão apresentar o comprovante de vacinação no acesso ao local, bem como manter medidas de prevenção contra a Covid-19.

Próximas datas – 13/07, 17/08, 14/09, 13/10, 09/11, 07/12.

SERVIÇO

Série Lunar – Temporada 2022
Estreia: Quinteto de Sopros da OSUFBA
Quando: 15 de junho, às 19h
Onde: Sede da ABI (Rua Guedes de Brito, 1 – Praça da Sé | Edifício Ranulfo Oliveira, 8º andar, Auditório Samuel Celestino

Textos relacionados:

publicidade
publicidade