Na noite de 05 de novembro (quarta-feira), às 19h, o auditório da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), localizado na Praça da Sé, recebe pela primeira vez o Trio Cristalinas, em mais uma noite da Série Lunar. Com o concerto gratuito “Trio Cristalinas: sons da música brasileira”, o grupo formado por Jana Vasconcellos (violão), Suzana Kato (violoncelo) e Gabriela Machado (flauta) vai explorar a riqueza e a diversidade da música instrumental brasileira em uma proposta autoral e contemporânea.
A Série Lunar é fruto da parceria entre a ABI e a Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (Emus/UFBA). A iniciativa proporciona desde 2019 concertos com professores, servidores do corpo técnico-administrativo e alunos vinculados à instituição de ensino. Desde 2024, o projeto conta com o apoio de empresas e instituições comprometidas com a cultura e a educação na Bahia. Esta edição é apoiada pela Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF).
O Trio Cristalinas é um projeto que reflete o poder feminino, a colaboração e beleza do encontro de diversos percursos musicais, onde as instrumentistas, em sintonia e sensibilidade, atravessam uma jornada de conhecimento e vivências.
O concerto desta quarta destacará compositoras que vêm desmistificando esse repertório nacional, com acordes e composições totalmente originais inspirados na música instrumental brasileira. Com arranjos elaborados especialmente em violão, flauta e violoncelo, o trio convida o público a mergulhar nesse som, que também trará peças de compositoras como Aline Falcão e Clarice Assad.
O repertório inclui “À Beira Mar” e “Bons Ventos” (Jana Vasconcellos); “Valsinha” e “Prás Mestras” (Gabriela Machado); “Na Cozinha com Sivuca” (Aline Falcão); “Last Song” (Clarice Assad); “Eu Quero Sossego” (K-Ximbinho); “Sopro Forte” (Priscila Magalhães/Jana Vasconcellos) e “Vida em Cordas” (Jana Vasconcellos e Sebastian Notini).
O trio
Jana Vasconcelos é violonista, compositora e arranjadora graduada pela UFBA, onde também realizou seu mestrado. Foi vencedora do X Festival de Música Educadora FM com a canção “Sopro Forte” elaborado junto com Priscila Magalhães e participou de outros eventos importantes, como o Festival de Música Instrumental da Bahia, o Festival Recôncavo Instrumental e o Oxe é Jazz. Em 2022, lançou o disco “Vida em Cordas”, que foi produzido juntamente com Sebastian Notini. No ano seguinte, conquistou o Prêmio de Música Instrumental Tokio Marine Hall, em São Paulo.
A flautista Gabriela Machado, também compositora e educadora, se destaca pela sua originalidade. Mestre em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e doutoranda pela UFBA, lançou em 2024 o álbum autoral “Equilibrando no Acupe”, no qual revela o lado poético para este universo musical. Seu percurso é marcado pela participação em projetos que valorizam a presença feminina na música, como o Amplifyher, o Forrobodó: Quando Elas Tocam, Mulheres e os Grupos Instrumentais na Universidade Federal de Goiás (UFG).
A violoncelista Suzana Kato empresta ao grupo sua maturidade artística. Formada pela Faculdade de Santa Marcelina, em São Paulo, conseguiu o título de Mestre em Artes pela Universidade da Cidade de Nova York (NYU), como bolsista da CAPES, e foi agraciada pela Fundação Vitae para também se especializar na Robert Suetholz (USP). Em 2007 a 2009, atuou como violoncelista principal da Orquestra Sinfônica da Bahia, colaborando com maestros e solistas de renome internacional. Doutora em Execução Musical pela UFBA, é professora da instituição, integrante do Quarteto Metamorfosis e coordenadora do Grupo de Violoncelos da UFBA.
SERVIÇO
Trio Cristalinas – Série Lunar
📅 Dia: 05 de novembro (quarta-feira)
🕖 Hora: 19h
📍 Local: Auditório Samuel Celestino – 8° andar do Edifício Ranulfo Oliveira, Rua Guedes de Brito, 1 – Praça da Sé, Centro Histórico de Salvador
🎟 Entrada gratuita


