Notícias

UFBA realiza evento “Cosme de Farias, O advogado dos pobres”

Palestra abordará o documentário “Quitanda da Liberdade”, do cineasta Marcelo Oliveira

No dia 15 de março de 1972, o Brasil se despedia de uma das mais potentes vozes da luta pela justiça social: o jornalista, escritor, político e advogado Cosme de Farias, “O Advogado dos Pobres”. Este ano, uma série de homenagens já foram realizadas para lembrar os 50 anos de sua morte. Na noite de hoje (19/10), às 18:30, a Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, em parceria com o Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade, abordarpa em palestra, no Auditório B do PAF 1 (Campus Ondina UFBA), o filme “Quitanda da Liberdade”.

O evento “Cosme de Farias – o advogado dos pobres” faz parte das apresentações programadas no componente curricular OPB, ministrado pela professora Mariângela Nascimento, docente do NEIM/UFBA.

Depois da exibição será realizada uma palestra com os convidados Marcelo Oliveira (Cineasta/ Documentarista Autor e diretor do documentário “Quitanda da Liberdade”), Dra. Mônica Celestino (Jornalista pela UFBA, autora da tese “As Trincheiras do Major, sobre Cosme de Farias), Prof. Dr. Alfredo Eurico R. Matta (Coordenador do curso de história UNEB/UAB, professor do programa de pós-graduação em educação e contemporaneidades).

Cosme de Farias nasceu no subúrbio distante de Paripe. Sua formação foi apenas do curso primário, mas tornou-se advogado provisionado e passou a vida defendendo milhares de pessoas pobres. Em 1915 fundou a “Liga Baiana contra o Analfabetismo “, instituição que funcionou até a década de 1970, mantendo escolas para a população mais pobre, da capital e de algumas outras cidades baianas.

Iniciou-se na carreira política eleito deputado estadual, em 1914, e por várias legislaturas seguintes. Foi, também, vereador por diversos mandatos. Quando morreu, em 1972, ocupava uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia, sendo à época o mais velho parlamentar do mundo. Foi patenteado “Major” pela Guarda Nacional (1909).

Serviço

“Cosme de Farias – o advogado dos pobres”
Data – 19/10/2022
Hora – 18:30
Local – Auditório B do PAF 1 – Campus Ondina UFBA

Textos relacionados:

publicidade
publicidade