ABI BAHIANA Artigos

Viva Salvador, a primeira cidade do Brasil

Louti Bahia*

Se ligue: Salvador não foi só a primeira capital do Brasil não, vú? Também foi a primeira cidade do Brasil e a primeira cidade planejada do Brasil. Quando o assunto é Salvador, eu só te digo uma coisa: não te digo nada.

Mas vou te explicar tim tim por tim tim.

Salvador foi a primeira capital do Brasil, fundada em 1549 por Tomé de Sousa. Antes dela surgir, Portugal tinha dividido o território em 15 capitanias hereditárias. O Rei deu cada uma a um donatário e disse: vá trabaiá, se pique, se vire, vá cuidar do próprio imbigo. Vá pra lá lutar com os indígenas e dê um jeito de povoar, proteger e produzir. Aí, deu xabu. Deu a maior m🙊rda. Confusão da p🙊rr😬. Teve donatário que morreu, fulano e sicrano que fugiu de volta pra Portugal e teve até capitania que não rendeu nenhum vintém. O Rei de Portugal, que era um pedaço de cavalo, pegô ar e acabou com as capitanias. Ele chamou Tomé de Sousa e disse assim: de hoje a oito você vai partir a mil para o Brasil. Vá por ali, ó: siga reto a vida toda e bote ordem naquela bagunça. Crie a primeira capital, seja o governador geral e mande na p🙊rr😬 toda.

Aí Tomé de Sousa disse: “partiu Banda Mel” e veio trazendo mil homens pra construir Salvador. Imagine aí esse povo todo em apenas seis barcos durante meses no mar sem tomar banho de água doce. Barril de mil, literalmente. E ainda teve gente que chamô raul.

Mas quando pisaram aqui, nem esperaram o sol esfriar: adiantaram o lado da primeira cidade do Brasil. Tomé de Sousa pegô no sono, deixou até a luz dormir acesa e quando acordô já tava tudo pronto. Botaram pra lenhar.

Oxe, oxe, oxe. É o quê, coisinho? Que papo é esse que a primeira cidade do Brasil foi outra? Quem le deu alta? Feche a cara e deixe de contar lorota pra enganar turista. Antes de Salvador, só tinha vila no Brasil. Vila não é urbana, não tem centro de poder, não tem comércio, serviço, educação, saúde e tudo mais. Quem tem tudo isso é cidade. Então, se plante: vila é vila e cidade é cidade.

Tanto é que aqui mesmo no nosso território tinha uma vila no lugar do Porto da Barra. Era a Vila do Pereira, erguida em 1536. Mas gente não conta nosso aniversário a partir dessa data não: só conta a partir de 1549. Tá ligado?

Então se oriente! O nosso nome original já dizia o que a gente era: a Cidade do Salvador. Até o Papa reconheceu isso com uma bula papal: era uma exigência na época.

E né querendo me gabar não, mas além de ser a primeira cidade de todas e a primeira capital, Salvador também foi a primeira cidade planejada do Brasil.

Vou largar o doce, que eu não sou baú. Salvador foi desenhada em Lisboa e as p🙊rr😬. O Mestre das Obras, Luis Dias, adiantou o lado e já veio com Tomé de Sousa trazendo o projeto prontinho. Só precisou escolher o melhor terreno e começar a construir. Mas tudo feito de tauba porque aqui não tinha pedra.

A história de Salvador é porradona: né pôca m🙊rda não. Nossa cidade foi criada a partir do Tratado do Desenho Italiano. Era a coisa mais avançada na Europa da época. Vou te dar a ideia: esse tratado foi criado a partir do Renascimento Cultural, a partir dos estudos do gênio Leonardo da Vinci. Ele criou o Homem de Vitrúvio depois que estudou a história desse antigo arquiteto grego. E essa criação dele até hoje é base para estudantes de engenharia, arquitetura e design no mundo inteiro. Ói de onde veio a base da teoria construtiva que deu origem à Cidade do Salvador.

Tá com inveja? Problema seu: não guenta vara, peça cacetinho.

Por isso que a nossa cidade nasceu com uma praça aberta pra um lugar muito bonito e sagrado. Esse conceito de praça assim foi criado pelos gregos com o nome de ágora. Essa praça é a nossa Praça Municipal que fica lá no de frente para a Baía de Todos-os-Santos. É boca de zero nove. Vá lá dar uma espiadinha.

A nossa cidade foi construída na parte alta para facilitar a defesa e ter melhor ventilação e iluminação natural. Esse era o conceito de Acrópole, criado também pelos gregos. De lenhar, né? Apertei sua mente, não foi?

E a gente é soteropolitano porque sotero vem do grego sóter que significa “o salvador”. Poli em grego é cidade. Politano é o habitante da cidade. Então soteropolitano quer dizer “habitante da Cidade do Salvador”. É isso que a gente é, pivete. Pegue a visão.

Por isso que, em Salvador, quem menos anda voa.

Tá veno aí? Entendeu tudo mermo, seu bocó? Ou acha que eu tô falando grego?

Pois mande logo esse texto pruzoto, vú?

E respeite Salvador porque Salvador é ôtra história.

*Texto em baianês, escrito por Luciano ‘Louti’ Bahia, responsável pelo projeto educativo @amoahistoriadesalvador.

___

Pesquisador de Cidades, especialista em Desenvolvimento Regional, Urbano e Ambiental.
Nossas colunas contam com diferentes autores e colaboradores. As opiniões expostas nos textos não necessariamente refletem o posicionamento da Associação Bahiana de Imprensa (ABI)

Textos relacionados:

publicidade
publicidade