ABI BAHIANA Notícias

Associação Bahiana de Imprensa abre as portas para o futuro do jornalismo

ABI recebe estagiários da Secom para visita guiada pela história da imprensa baiana

Na tarde desta terça-feira (6), a Associação Bahiana de Imprensa recebeu estagiários da Secretaria de Comunicação do Estado para uma visita à sede. Os estudantes foram recebidos pelo vice-diretor executivo Luis Guilherme Pontes Tavares e acompanhados por Hetth Carvalho, coordenadora de Conteúdo e TV da Secom, e Regina Ferreira, assessora de comunicação da Secretaria. Durante o percurso, conheceram a Sala de Reuniões Afonso Maciel, a Biblioteca de Comunicação Jorge Calmon, o Laboratório de Restauro e o Museu de Imprensa.

“A ABI é uma associação enriquecedora que transmite para toda turma essa visão do que foi a memória da Bahia e da imprensa. Nesse prédio tem muita coisa para se ver e desfrutar”, afirma Regina Ferreira, após uma tarde cheia de elementos marcantes para a história de sua profissão.

É a segunda vez que a secretaria realiza visita à ABI com uma equipe de estagiários e, de acordo com Hetth Carvalho, esse contato é importante para que os estudantes possam ampliar seus horizontes e entender mais sobre a carreira que escolheram. “Uma visita como essa traz um aprendizado enorme para quem está entrando no mercado de trabalho. Só entendendo a nossa história que eles irão construir um futuro melhor, o futuro da imprensa”, comenta.

Na biblioteca, inaugurada em 1973 e atualmente instalada no segundo andar do edifício Ranulfo Oliveira, os estudantes puderam conhecer um pouco sobre os títulos que estão sob cuidado da ABI. Dentre eles, o acervo de Walter da Silveira, material que o crítico de cinema e escritor mantinha em um escritório anexo ao apartamento em que vivia, no bairro da Graça, em Salvador. Além das doações realizadas recentemente pelo professor Sérgio Mattos e tantos outros títulos imprescindíveis para formação de qualquer jornalista.

Em seguida, no Laboratório de Restauro da sede, os estudantes puderam ver um pouco do processo em que peças do acervo e documentos da associação são recuperados pela equipe. Com a técnica em restauro Marilene Rosa, tiraram dúvidas sobre os materiais utilizados para conservação dos objetos, enquanto viam um pouco do museu pela parede de vidro que separa os dois espaços.

A visitação ao Museu de Imprensa foi orientada pela museóloga Renata Ramos que explicou aos alunos aspectos da memória do rádio, das revistas e da televisão. Além, é claro, de discorrer a respeito da história da própria ABI. O passeio foi encerrado com as palavras do vice-diretor Luis Guilherme Pontes Tavares: “Nossa expectativa é de que a ABI seja uma fonte de informação no momento que vocês precisarem. As documentações que temos aqui, tanto no museu quanto na biblioteca, são coisas surpreendentes.”

A Associação Bahiana de Imprensa busca fortalecer o exercício do jornalismo para estudantes e profissionais da área, proporcionando com muito entusiasmo visitas como essa.

Textos relacionados:

publicidade
publicidade