ABI BAHIANA Notícias

ABI marca presença no Prêmio de Jornalismo Barbosa Lima Sobrinho

Evento promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia, (OAB-BA) contou com dois novos diretores da Associação na banca julgadora.

O evento aconteceu nesta terça-feira (13), no auditório da Faculdade de Direito da Ufba, em Salvador. Dentre os oito profissionais premiados, cinco mulheres figuraram no primeiro ou segundo lugar. O prêmio foi criado em homenagem ao advogado, jornalista e escritor Barbosa Lima Sobrinho e tem como objetivo principal valorizar o trabalho de pesquisa na área de direitos humanos. Para o vice-presidente da ABI, Luis Guilherme Pontes Tavares, essa é uma iniciativa que faz toda a diferença para o jornalismo baiano.

Foto: Angelino de Jesus /OAB

“Primeiro, que é sempre bom a gente enaltecer o nome de Barbosa Lima Sobrinho, que nos ensinou tanto, enquanto estava na ativa. Depois, tem a alegria da turma, jovens jornalistas que ficaram muito animados com o resultado.”, comenta Luis Guilherme. Representando a ABI durante a entrega dos prêmios, ele entregou a Thaís Seixas o segundo lugar na categoria jornalismo em áudio.

No período pós-pandemia, essa foi a primeira edição do prêmio e contou com uma série de novidades como a maior participação de jornalistas do interior, a inclusão de novos formatos entre os produtos avaliados, todos ligados ao âmbito digital, e o expressivo número de participantes, o maior até então. Foram mais de 68 obras inscritas, surpreendendo positivamente a organização. Apesar disso, a expectativa é que esse número aumente nos próximos anos.

De acordo com Eduardo Rodrigues, responsável pela iniciativa e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Seccional, a premiação foi marcada pela qualidade dos produtos. “Os trabalhos foram muito qualificados, o alto nível de cada produto dificultou o trabalho da comissão julgadora, que ficou bastante atenta aos critérios do edital para se decidir”.

A comissão foi formada por membros da OAB, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba) e da ABI, contando com a presença de Yuri Silva e Jaciara Santos, diretores da Associação Bahiana de Imprensa.

Confira a lista de profissionais premiados:

Categoria fotojornalismo

  • Felipe Iruatã: Morte na Gamboa;
  • Paula Fróes: Obituário do Bolsa Família.

Categoria jornalismo em texto

  • Fernanda Santana: As duas mortes de um filho;
  • Bruno Cardoso: PMs são denunciados por morte de deficiente.

Categoria jornalismo em áudio

  • Paloma Morais: Cinco pessoas são resgatadas por dia em condições análogas à escravidão;
  • Thaís Seixas: Episódio Televendas da série Caminhos do Trabalho.

Categoria jornalismo em vídeo

  • Giulia Marquezine: Ocorrências de furtos famélicos mais que dobram em cinco anos na Bahia;
  • Henrique Mendes: Policiais suspeitos de invadir terrenos em Catu de Abrantes voltam a ser presos.

Textos relacionados:

publicidade
publicidade