Notícias

Data baiana poderá se tornar novo feriado nacional

O Dia da Independência da Bahia, em 2 de julho, poderá ser uma data comemorada nacionalmente

O Senado aprovou na última quarta-feira, por meio de votação simbólica no plenário, o projeto de lei da Câmara (PLC 61/2008) que oficializa o dia 2 de julho como data histórica no calendário nacional, gerando um novo feriado. O movimento de independência na Bahia, que começou em 1821 e terminou em 2 de julho de 1823, é considerado um precursor da independência nacional, que viria em 7 de setembro de 1822, segundo informações da Agência Senado.

Ao contrário da proclamação de independência pacífica do Brasil, o movimento baiano foi sangrento, com forte participação civil na luta contra a opressão portuguesa. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) disse que, com a aprovação da matéria, o Senado ajuda a resgatar a história brasileira. O senador Romero Jucá (PMDB-RR), que presidia a sessão, parabenizou o povo baiano e a todos os que lutaram pela independência do País.

Para o senador Walter Pinheiro (PT-BA), a data é de suma importância para a memória do Brasil. “Este projeto resgata a história e faz com que esse ato possa circular nos diversos cantos do País e nas escolas, para que o povo brasileiro tenha acesso à sua história, dando aos verdadeiros heróis o merecido destaque”, afirmou ele. A matéria seguiu para sanção da presidente Dilma Rousseff.

Fonte: Terra

Textos relacionados:

publicidade
publicidade