ABI BAHIANA

Em parceria com ABI e MPBA, OAB-BA lança campanha em defesa da saúde e da ciência

Ato convocado para amanhã (03/02) será transmitido ao vivo pelo YouTube da Ordem, com foco na conscientização sobre a importância da vacina contra o coronavírus

Nesta quarta-feira (3), às 9h, a Comissão Especial de Direito Médico e da Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Bahia, em parceria com a Associação Bahiana de Imprensa (ABI) e o Ministério Público da Bahia (MPBA), lançará a campanha “Conscientização da População”, com um ato em defesa da saúde e da ciência. O objetivo das entidades é orientar as pessoas sobre a importância da vacinação como mecanismo de proteção da saúde pessoal e coletiva. O evento virtual será realizado através do Zoom e transmitido ao vivo pelo YouTube da OAB-BA.

“Desde março do ano passado, vivemos um dos maiores desafios de ordem sanitária do último século, provocado pelo novo coronavírus. Felizmente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou o uso emergencial das vacinas. Mas para que alcancemos os níveis de imunização da população que permitam a erradicação da doença ou, no mínimo, seu controle, será indispensável a disponibilização dos agentes imunizantes em quantitativo suficiente, bem como massiva adesão da população”, defende René Viana, presidente da Comissão Especial de Direito Médico e da Saúde.

Movimento antivacina e desinformação

Do medo de se tornar um jacaré até o de ter um chip 5G implantado no corpo, está crescendo no Brasil um perigoso movimento de pessoas que ficaram contra a vacina por causa de correntes do WhatsApp, carregadas de fake news.

O presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI, o jornalista Ernesto Marques, alerta para o perigo da desinformação, uma vez que a disseminação de notícias falsificadas tende a afastar a população das campanhas de vacinação. “A pandemia nos impõe uma reflexão profunda sobre a nossa responsabilidade com a oferta de informação qualificada de interesse público e alta relevância para a vida das pessoas e o complexo processo de descrédito da imprensa enquanto instituição”, destacou o dirigente.

Crédito: Comissão Especial de Direito Médico e da Saúde (OAB-BA)

De acordo com Marques, a ação deliberada de quem hostiliza profissionais da comunicação social e atua para desqualificar os veículos de imprensa coincide com a distribuição massiva de desinformação sobre as formas de prevenção e proteção contra a covid-19. “Não há como discutir a causa sem considerar seus efeitos. Não se trata de um problema da nossa corporação, mas um exemplo eloquente de que toda ameaça direta à democracia é, em última análise, uma ameaça à vida e aos direitos fundamentais, aí incluído o direito à informação”, salienta.

A Comissão Especial de Direito Médico e da Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil tem como objetivo desenvolver estudos sobre questões relacionadas ao Direito à Saúde e à fenomenologia que o envolve, assim como promover constantes discussões coletivas sobre essa temática, sobretudo com a finalidade de esclarecimento da sociedade baiana.

Serviço

Lançamento da campanha “Conscientização da População”, em defesa da saúde e da ciência
Dia 3 de fevereiro (quarta-feira), às 9h
Ato virtual via Zoom, com transmissão ao vivo pelo Youtube da OAB-BA  

Textos relacionados:

publicidade
publicidade