Notícias

Fotógrafo Anízio Carvalho será homenageado na Câmara Municipal de Salvador

O repórter fotográfico Anízio de Carvalho será homenageado em sessão especial da Câmara Municipal de Salvador, nesta sexta (18), às 9h. Aos 85 anos de idade, sendo 60 em atividade, o baiano de Conceição de Feira possui um acervo que reúne mais de seis mil negativos, com imagens que eternizam acontecimentos ao longo de seis décadas de história da Bahia e do Brasil.

O evento terá a participação de representantes de entidades ligadas ao segmento da imprensa, como a Associação Bahiana de Imprensa (ABI), o Sindicato dos Jornalistas (Sinjorba) e a Associação dos Repórteres Fotográficas e Cinematográficos (Aforc).

Anízio Carvalho(1)
Foto – reprodução/gabinete vereadora Aladilce Souza

Iniciativa da vereadora Aladilce Souza (PCdoB), a sessão especial é um reconhecimento ao trabalho dos profissionais de imagem como ferramenta indispensável na elaboração da noticia.

Decano – Anízio de Carvalho nasceu em 23 de fevereiro de 1930. Chegou a Salvador ainda criança, na década de 40, para trabalhar na casa da família Rosenberg, composta de empresários na área de fotografia e filmagem – Leão e Isaac. Eram deles os melhores estúdios, os melhores laboratórios e os melhores equipamentos de fotografia, revelação e filmagem da Bahia. E foi aí que Anísio de Carvalho, então laboratorista, ganhou sua primeira câmera e aprendeu a fotografar.

Em 1957, foi contratado pelo dono do Jornal da Bahia, João Falcão, para integrar a equipe do periódico, assumindo a chefia do departamento fotográfico. Com isso, o JB passou a ser o primeiro jornal em Salvador a ter uma Rolleiflex. Lá, Anízio Carvalho ganhou reconhecimento internacional. É de sua autoria uma das fotografias mais inusitadas da visita da rainha Elizabeth II, ao Brasil. Foi o primeiro baiano a receber, em vida, uma exposição de seus trabalhos como homenagem por sua importância na documentação dos costumes da cultura afrodescendente, proferida pelo Museu Afro em São Paulo.

*Com informações da Câmara Municipal de Salvador

Textos relacionados:

publicidade
publicidade