Notícias

IGHB promove seminário e lançamento de e-book em homenagem a Manoel Querino

Nos dias 27 e 28 de julho de 2021, das 16h às 18h, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia promove o seminário e lançamento de e-book “(Re)apresentando Manuel Querino”. O encontro virtual (canal youtube.com/ighbba) vai debater a obra multifacetada de Manuel Raimundo Querino, além de suas contribuições para a valorização da participação africana na formação da sociedade brasileira.

Nascido no dia 28 de julho de 1851, em Santo Amaro da Purificação (BA), ainda no tempo da vigência da escravidão, a infância de Querino foi atribulada, como de resto toda a sua vida. A epidemia de cólera de 1855, em Santo Amaro, matou os seus pais. Foi confiado, então, aos cuidados de um tutor, o professor Manoel Correia Garcia, que o iniciou nas primeiras letras.

Tornou-se escritor, jornalista, historiador, político, desenhista, músico, pintor, líder operário, biógrafo, professor fundador do Liceu de Artes e Ofícios e do Colégio dos Órfãos de São Joaquim. Sócio fundador do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, foi aluno também fundador da Academia de Belas Artes da Bahia (hoje Escola de Belas Artes da UFBA) e sócio da Sociedade Protetora dos Desvalidos – SPD, do Montepio dos Artistas e Montepio dos Artífices, além de Membro da Sociedade Bolsa dos Patriotas, Irmão da Irmandade dos Homens Pretos e antropólogo autodidata.

Durante o seminário será lançado a coletânea (Re)apresentando Manuel Querino, editada e organizada pela pesquisadora inglesa Sabrina Gledhill. A obra reúne artigos da autoria de Jorge Calmon, Eliane Nunes, Christianne Vasconcellos, Jeferson Bacelar, Carlos Alberto Dória e Sabrina Gledhill, com prefácios de Paulo Farias e Jaime Nascimento e uma introdução de Flávio Gomes. Procura abordar, realçar e fazer jus a várias facetas da atuação e do pioneirismo de Querino. Faz parte de uma longa campanha para homenagear e (re)apresentar um “ilustre desconhecido” que enfrentou os preconceitos de sua época com tinta e papel.

O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

PROGRAMAÇÃO

Terça-feira, 27 de Julho de 2021

16h às 18h – Mesa Redonda: Prof. Jaime Nascimento (IGHB); Prof. Dr. Luiz Alberto Freire (EBA-UFBA); Profa. Msc. Renata Silva Cardoso (PPGA-UFBA)

Quarta-feira, 28 de Julho de 2021

16h às 18h – Mesa Redonda: Profa. Dra. Christianne Silva Vasconcellos (Universidade Nacional da Colômbia); Prof. Dr. Flávio Gomes (UFRJ); Prof. Dr. Jeferson Bacelar (CEAO-UFBA); Profa. Dra. Sabrina Gledhill (IGHB)

Assista: Canal www.youtube.com/igbba

Textos relacionados:

publicidade
publicidade