Notícias

Jornalistas em defesa da igualdade racial realizam webinário sobre comunicação e racismo

A Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira), vinculada à Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), realiza nos dias 30 e 31/07, o 2º ENJIRA (Encontro Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial). Com o tema “Comunicação e igualdade racial na pandemia das ideias”, com transmissão simultânea no canal da Conajira no YouTube (https://bit.ly/3BzpLOy) e no Facebook da FENAJ (https://bit.ly/3zswxnw).

Há 21 anos, tiveram início, no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, os primeiros diálogos dos associados negros e negras que levaram à criação da primeira Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira). Daí em diante, o movimento cresceu e fez surgir os colegiados de combate ao racismo nos sindicatos do Rio Grande do Sul, Município do Rio de Janeiro, Distrito Federal, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Norte do Paraná e Ceará. Foi a ação desses jornalistas que culminou, em 2010, com a criação da Conajira.

De acordo com a organização, o 2º ENJIRA “propõe reflexões sobre esses 21 anos de ativismo e os desafios para o enfrentamento do racismo no cenário de aprofundamento da necropolítica associada à circulação da desinformação e fake news”.

O evento – realizado na semana do Dia da Mulher Negra Latino -americana e Caribenha – começa na sexta-feira (30), às 16h, com a participação da presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Maria José Braga, e da jornalista e  doutora em antropologia, Cleidiana Ramos. A abertura terá a apresentação do jornalista Guilherme Soares Dias (CojiraSP) e prevê duas homenagens: uma póstuma a Januário Garcia e demais jornalistas vítimas da Covid-19; e outra dedicada ao escritor, pesquisador e compositor, Nei Lopes.

O segundo dia será dividido em dois blocos. Pela manhã, a partir das 9h, aberto ao público, quando os coletivos reunidos nos sindicatos apresentam as boas práticas realizadas nestes 21 anos de atividades nos sindicatos de jornalistas em prol da igualdade racial. Em seguida, no painel “Sindicalismo e a pauta da igualdade racial”, debate com as jornalistas Vera Daisy Barcelos (presidenta do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul) e Juliana Nunes (Cojira-DF), além da secretária Nacional de Combate ao Racismo da CUT, Anatalina Lourenço.

À tarde, às 14h, as atividades serão restritas aos integrantes dos coletivos de combate ao racismo dos sindicatos de jornalistas e convidados, para discussão e aprovação do plano de ação da Conajira.

Inscreva-se no canal da Conajira e ative o lembrete: https://bit.ly/3BzpLOy

Acesse a programação completa do evento: https://www.flipsnack.com/eltonmark/2-enjira-encontro-nacional-de-jornalistas-pela-igualdade-racia-zpl6ismxu3.html

Textos relacionados: