Notícias

“LAI nas Redações” orienta jornalistas na apuração de reportagens

Nona edição do programa será aberta para profissionais e estudantes de jornalismo de todo o país

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Fiquem Sabendo abrem as inscrições para a nona turma do curso online e gratuito “LAI nas Redações”. O treinamento que visa orientar jornalistas a como acionar a Lei de Acesso à Informação (LAI) no processo de apuração de reportagens teve início em outubro de 2021 e já contou com a participação das redações do O Estado de S. Paulo, Correio Braziliense e Grupo Globo. As inscrições devem ser feitas até a próxima quarta-feira, 23, por meio de formulário online.

Previsto para acontecer durante todo o mês de março, a nona edição do programa será aberta para profissionais e estudantes de jornalismo de todo o país, que estejam atuando em redações ou sejam freelancers. Atualmente, o treinamento está sendo destinado a cinco redações: Alma Preta Jornalismo, A Crítica, Correio da Bahia, O Popular e O Povo.

Elaborada com apoio da organização canadense IFEX, o LAI nas Redações tem como objetivo facilitar o uso de ferramentas para obtenção de dados de transparência pública por meio da Lei de Acesso a Informações (LAI), que completa dez anos de uso. A iniciativa surgiu a partir de uma pesquisa feita pela Abraji que revelou a falta de familiaridade do reportariado com esse mecanismo legal.

O curso consiste em nove módulos assíncronos, com duração total de 2 horas, além de uma sessão ao vivo para tirar dúvidas com um especialistas em Lei de Acesso à Informação. “Quando a LAI abala a República”, “Como construir pedidos efetivos”, “Receitas para reportagens” e “‘Porque não’ não é resposta” são alguns dos temas apresentados pela instrutora Maria Vitória Ramos, co-fundadora e diretora da Fiquem Sabendo.

Os alunos que cumprirem todas as etapas no prazo e responderem a pesquisa de conclusão, receberão o certificado de participação e um e-book exclusivo do curso. O e-book ensina um passo a passo de como fazer um pedido pela LAI e como rebater a possíveis respostas negativas a essas informações por parte dos agentes públicos. (Fonte: site da Abraji.)

Textos relacionados:

publicidade
publicidade