ABI BAHIANA

Nota da ABI: violência contra jornalistas

Terão fracassado as gerações de brasileiras e brasileiros ainda vivos, ou desaparecidos nas lutas contra ditadores, se agressões como a de uma semana atrás, contra colegas da TV Aratu, e de hoje, segunda-feira 16 de janeiro de 2023, contra uma equipe da TV Itapoan, forem banalizadas.

Expressões violentas do ódio semeado contra a imprensa estão brotando como joio querendo se impor num campo de trigo. Para além do repúdio, atos como os de hoje precisam ser tratados pela imprensa de maneira implacável.

Todo agente público envolvido no trato de ocorrências que tais deve ser acompanhado em suas ações, tratadas como informação de interesse público. Do registro da ocorrência, à audiência de custódia, inquérito, e, com base no trabalho policial, oferecimento de denúncia à Justiça, pelo Ministério Público.

Qualquer nível de condescendência no trato processual de crimes contra a imprensa precisa ser entendido como cumplicidade com autores materiais e intelectuais de crimes contra a democracia.

Em defesa da democracia, do direito à informação e do livre exercício do jornalismo, que profissionais e empresas respondam, hoje e sempre, a toda e qualquer agressão usando a melhor arma à nossa disposição: jornalismo.

Ernesto Marques
Presidente da ABI

Textos relacionados:

publicidade
publicidade