Notícias

Obra da jornalista Antonieta de Barros entra em domínio público

Autora publicou livro Farrapos de Ideias, que mistura escrita cronista e jornalística

Em 1937 foi lançado no Brasil o livro Farrapos de Ideias, de autoria de Maria da Ilha. Por trás do pseudônimo estava a política, educadora e jornalista Antonieta de Barros (1901-1952). Farrapos de Ideias e outras crônicas assinadas pela escritora símbolo da resistência negra catarinense e brasileira devem entrar em domínio público em 2023, segundo o portal especializado em literatura publishnews

De acordo com a Lei N.º 9.610/1998, que rege o direito patrimonial dos autores no Brasil, as obras entram em domínio público no dia 1° de janeiro do ano subsequente em que os autores completam 70 anos de falecidos. Com isso, em 2023 entram em domínio público obras de autores que morreram em 1952, como é o caso de Antonieta, que morreu aos 51 anos por complicações da diabetes. O portal www.dominiopublico.gov.br, no entanto, ainda não retorna resultados para a busca pelo nome da autora. 

A obra de Antonieta é marcada tanto por comentários e observações da vida cotidiana e política como por suas preocupações com questões sociais, a exemplo da defesa do acesso à educação por mulheres e o combate ao analfabetismo. No ano passado, Farrapos de Ideias foi reeditado pela Skrip Editora. O livro reúne crônicas publicadas no jornal República e ganhou uma edição de luxo.  

Memória
Em 2020, no Dia Nacional da Consciência Negra, a ABI resgatou a vida e a obra de Antonieta de Barros em um especial assinado por I’sis Almeida. Antonieta nasceu em 11 de julho de 1901, em Florianópolis-SC. Antes de sua participação na política, como deputada estadual em seu estado, a partir do primeiro ano em que mulheres puderam votar e serem votadas, aos 21 anos Antonieta fundou e foi diretora do jornal A Semana, entre 1922 e 1927. Também dirigiu, em 1930, a revista quinzenal Vida Ilhoa. Foi cronista dos jornais O Estado e República, onde assumiu, por diversas vezes, o pseudônimo de Maria da Ilha. Em 1937, publicou o livro Farrapos de Ideias.

Textos relacionados:

publicidade
publicidade