A ONG suíça Press Emblem Campaign (PEC), com sede em Genebra, informou em seu site (leia em inglês) que entre 1º de março e 31 de maio morreram pelo menos 127 jornalistas em 31 países por causa da pandemia de Covid-19, sendo 14 apenas no Brasil. A entidade aponta que a causa da infecção dos profissionais de imprensa reside no front do combate, como os hospitais, centros médicos, laboratórios, cemitérios e outros locais onde reportam suas matérias. A organização adverte que o número de mortos pelo novo coronavírus pode ser bem maior, devido às falhas de notificação e à baixa testagem.
Por regiões, o número de jornalistas mortos pela Covid-19 foi maior na América Latina, com 62 casos, seguidos pela Europa com 23, Ásia 17, EUA/Canadá 13 e África 12. No site da Press Emblem Campaign consta o nome da maior parte das vítimas e pequeno obituário.
A principal atividade da PEC é defender a liberdade de imprensa e monitorar mundialmente as atividades do setor. Entre suas tarefas constam ações de divulgação do conhecimento e práticas jornalísticas, produção de estatísticas abrangendo a indústria jornalística, assim como os serviços conexos como o de comunicação empresarial e relações públicas. A ONG tem sido um braço informal da ONU e suas principais fontes são as associações nacionais do trade. Na pandemia, a entidade apura os óbitos de jornalistas e comunicadores.
Segue abaixo a lista dos 14 jornalistas brasileiros que faleceram pela pandemia e foram registrados no levantamento da PEC:
- Alexandre Rangel, Ceará
- Alfredo Menezes, 72 anos, Maranhão
- Emery Jussuer Costa, 74 anos, Rio Grande do Norte
- Fernando Sandoval, 78 anos, S. Paulo
- Jesus Chediak, 78 anos, Rio de Janeiro
- José Augusto Nascimento Silva, 57 anos, Rio de Janeiro
- Lauro Freitas Filho, 61 anos, Rio de Janeiro
- Manuel Gomes Silva, Paraíba
- Marcelo Bittencourt. 68 anos, S. Paulo
- Mário Garçone, Rio de Janeiro
- Renan Antunes, 71 anos, Santa Catarina
- Roberto Augusto dos Santos, Amazonas
- Roberto Fernandes, 61 anos, Maranhão
- Uliana Mota, 33 anos, Pará
*Informações do Portal IMPRENSA