ABI BAHIANA Notícias

Sarau da Imprensa aborda evolução e futuro da fotografia

Qual a relação entre história e fotografia? A frase “uma imagem vale mais que mil palavras”, de autoria do americano Arthur Brisbane, em 1911, explica a reação do mundo diante de registros emblemáticos como o do menino sírio morto na praia turca (2015) ou da menina fugindo do bombardeio na imagem mais famosa da Guerra do Vietnã (1972). Testemunho direto e indireto do passado, a técnica mágica de eternizar momentos será discutida na quarta edição do Sarau da Imprensa, que terá lugar às 19h do dia 14 de abril, na sede da Associação Bahiana de Imprensa (ABI) – Centro Histórico.

Sob o tema Fotografia, Novas tecnologias e Futuro, o evento, que homenageia o Dia do Jornalista – comemorado no dia 7 – vai abordar os usos e funções da fotografia, seu papel na composição do conhecimento histórico, além dos processos de evolução dessa técnica que emociona, comove, incomoda. Os convidados desta edição são os fotógrafos Manu Dias, Marcelo Reis e Paulo Munhoz. O encerramento da noite ficará por conta de um pocket-show especial com o cantor Maviael Melo. A entrada é gratuita!

Confira os temas das próximas edições:

  • Arquitetura, Urbanismo, Centro Histórico: o Real Des-visto – Dia 12 de maio, às 19 horas – Homenagem ao Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, comemorado em 03 de maio;
  • Música, Baianidade e Lugar de Fala – Dia 09 de junho, às 19 horas – Homenagem ao Dia da Imprensa no Brasil, comemorado em 1o de junho, é também um tributo a Albergaria.

Sobre os convidados

Cartaz Sarau abrilMarcelo Reis – Produtor cultural, diretor dos projetos A Gosto da Fotografia e Festival Nacional de Fotografia, editor da revista NuOlhar e coordenador do projeto Câmera Lata. Tornou-se fotógrafo no início da década de 1990. Em 1996, após um convite, começou a lecionar fotografia e, um ano mais tarde, inaugurou a Casa da Photographia, hoje Instituto Casa da Photographia, uma das principais instituições de fomento à cultura fotográfica na Bahia. Na Casa da Photographia, realiza projetos com fotógrafos locais, nacionais e estrangeiros, a exemplos de Mário Cravo Neto, Walter Firmo e Devis Alan Havey. Também desenvolve, desde 1999, o projeto Ritos Populares, onde segue uma linha documental sobre as Manifestações Populares.

Paulo Munhoz – Com 25 anos de experiência na prática fotojornalística, Paulo Munhoz é professor universitário, repórter fotográfico e jornalista. É formado em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), e doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Trabalhou nos principais veículos de comunicação impressos nacionais. Segue carreira docente há 16 anos e, atualmente, é professor na Faculdade Social da Bahia (FSBA), e pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (Gjol), da Ufba.

Manu Dias – Atualmente é coordenador de Fotografia da Secretaria de Comunicação do Governo da Bahia. Em 1978, na Escola de Belas Artes, descobriu a impressão em alto contraste, o fotolito, e mergulhou no universo da fotografia e do movimento estudantil por liberdades democráticas. Entre os anos de 1979 e 1986, trabalhou em diversas campanhas políticas. De 1987 a 1989, fez o curso de Design for Photography, no Canadá. Já de volta ao Brasil, trabalhou em São Paulo. Retornou para Salvador em 1995, passando pelos jornais Correio da Bahia e A Tarde, onde participou, com Wilson Besnosick e Antônio Saturnino, da criação da Agência A Tarde de Fotografia. Em 2013 lançou o livro Baianos. Nos últimos anos tem se dedicado a estudar filmagens aéreas com drones e edição e criação de trilhas sonoras.

Maviael Melo – Pedagogo em formação e apaixonado por poesia e cordel, Maviael Melo é cantador e organizador do Encontro de Cantadores. Pernambucano de Iguaracy, atualmente reside na Bahia. Suas apresentações, sempre recheadas de belas músicas, poesias e cordéis, já lhe renderam premiações e participações em festivais. viaja Brasil apresentando a sua arte.  Além dos shows, festivais e eventos culturais, também ministra oficinas de cordel para professores e educadores, mostrando como a arte pode ser uma ferramenta pedagógica importante. Participou do DVD Ética e Ecologia, do teólogo e ambientalista Leonardo Boff, no qual assina parte da trilha sonora. Inquieto e comprometido com a preservação da cultura popular, o artista volta-se também para iniciativas que estimulam e valorizam o cancioneiro popular.

Serviço

O Que: Sarau da Imprensa promove evento em homenagem ao Dia do Jornalista
Quando: dia 14 de abril de 2016, às 19 horas
Onde: Sede da Associação Bahiana de Imprensa – ABI (rua Guedes Brito, nº 1, edifício Ranulfo Oliveira, 8º andar,  no Centro Histórico de Salvador)
Entrada gratuita! 

Mais informações:

Clube Press – Assessoria de Comunicação        
Marcos Paulo Sales – Jornalista MTb 2246      
Contato: (71) 99632-6252/ 99135-5465
E-mail: [email protected] 
Site: www.clubepress.com.br

Textos relacionados: