ABI BAHIANA

ABI promove encontro com apoiadores da agenda comemorativa aos 93 anos

Programação desta quarta-feira (13) incluiu reunião da diretoria executiva e painel sobre IA e uso de dados no jornalismo

Na manhã desta quarta-feira (13), a Associação Bahiana de Imprensa (ABI), localizada no Edifício Ranulfo Oliveira, no Centro Histórico de Salvador, promoveu um encontro com parceiros incentivadores da agenda comemorativa aos 93 anos da instituição. A programação de hoje incluiu a reunião mensal da diretoria executiva e um painel sobre IA e uso de dados no jornalismo, ministrado pelo jornalista e professor Yuri Almeida.

A reunião ordinária contou com um fato inédito na história da entidade: pela primeira vez, em 93 anos de existência, a ABI foi presidida por uma mulher. Na ocasião, a 2ª vice-presidente da entidade, Suely Temporal, abriu e conduziu os trabalhos da atividade estatutária.

Foi um prenúncio do próximo mês: a partir de segunda-feira (18), a entidade será presidida por Suely, que substituirá o presidente Ernesto Marques e o 1º vice-presidente, Luis Guilherme Tavares, ambos em período de férias. Na ocasião, Suely disse se sentir honrada com a confiança.

“É uma responsabilidade muito grande e eu fico grata. É também um marco que nós, mulheres, estejamos galgando esses espaços na ABI”, disse.

Tecnologia: vilã?

“Existem os lados positivos, os negativos e os lados que a gente precisa aprender a conviver. Olhar a tecnologia como uma vilã ou como algo que vai acabar com determinadas práticas jornalísticas não é muito inteligente”. Com essas palavras, o jornalista e professor Yuri Almeida reforçou a importância do uso das tecnologias e da inteligência artificial para o jornalismo.

Intitulado “Ética em tempos de comunicação digital e inteligência de dados”, o painel apresentado por Almeida integrou mais uma edição do Ciclo Temas Diversos, promovido mensalmente a cada reunião da diretoria executiva da entidade. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da ABI. (Assista aqui)

“Quando a gente fala de tecnologia, a gente está falando de humanidade. Se formos pensar nos principais pensadores da comunicação, a tecnologia é extensão do homem, como diz McLuhan”, destacou o professor, citando o teórico da comunicação eternizado pela máxima “o meio é a mensagem”.

Reprodução/Youtube

Yuri Almeida falou sobre aplicações e conceitos para a inteligência artificial. Segundo ele, diariamente, as pessoas entregam seus dados gratuitamente às plataformas digitais. Assim, os usuários acabam deixando um rastro de consumo.

“Antes, a gente tinha a família se reunindo na frente da televisão ou do rádio e se informando sobre temas comuns. Hoje, cada um tem um feed completamente individualizado e não necessariamente as manchetes dos jornais têm tanto impacto na formação da agenda pública, como tinham antigamente”, pondera ele, que é mestre em Comunicação e Cultura.

O presidente da ABI, Ernesto Marques, destacou a programação de mais um dia de atividades. “Tivemos um importante momento com o professor Yuri Almeida sobre as implicações éticas da comunicação digital e a introdução da inteligência artificial como recurso acessível para todo mundo, porque isso também impacta o nosso trabalho”, disse.

Agradecimento

Além do painel, a agenda teve outro momento importante: um almoço com parceiros da ABI que apoiaram a celebração dos 93 anos da instituição. Como boa “bahiana com H” – como os diretores da Casa costumam frisar – a ABI ofereceu caruru e pratos típicos da terra, para agradecer o incentivo à programação técnico-científica e cultural que vem sendo promovida desde o dia 17 de agosto, data da fundação da entidade. Os representantes das empresas e órgãos apoiadores receberam placas de homenagem.

Entre os parceiros da ABI estão o Tribunal de Contas do Estado da Bahia, a Prefeitura Municipal de Salvador, a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal – ABAF, Suzano Papel e Celulose, a Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás, o Governo do Estado da Bahia, a Assembleia Legislativa da Bahia, o Sebrae Bahia e o portal Bahia Notícias.

Representando a ABAF e a Suzano, a jornalista Yara Vasku expôs o ponto de vista das duas organizações, que veem sustentabilidade como um tripé entre economia, meio ambiente e pessoas.

Foto: Adilton Venegeroles

“Nos interessa sempre estar presente ou apoiar todas as iniciativas de interesse da sociedade, seja do ponto de vista da economia, do meio ambiente ou das pessoas. E nada melhor do que a imprensa, do que ter a informação circulando de forma correta e profissional”.

Já o presidente do TCE, Marcus Presídio, enfatizou a satisfação de representar o órgão, que completou 108 anos no mês passado. Ele lembrou que seu tio-avô, Joel Presídio, integrou a diretoria da ABI.

Foto: Adilton Venegeroles

“O TCE não poderia ficar de fora dessa homenagem justa e do reconhecimento da existência da ABI no sentido da preservação da história. A única coisa que eu gostaria também de registrar é a necessidade de os jornalistas mais jovens também estarem presentes e conhecerem a ABI, assim como a importância dessa entidade”, pontuou.

Foto: Adilton Venegeroles

Por sua vez, o editor-chefe do Bahia Notícias, Fernando Duarte, reforçou a contribuição da entidade para os princípios que regem a democracia e a república. “A ABI e os veículos são parte disso. Para o Bahia Notícias, é relevante entender o papel social de instituições como a ABI para que a gente mantenha a defesa dos princípios republicanos. Em 93 anos, ela já passou por muito da história do Brasil. Passamos por uma ditadura, passamos por um processo de redemocratização. A ABI é a preservação da nossa própria história enquanto povo”.

O diretor de Jornalismo da Prefeitura Municipal de Salvador, Luan Santos, e a jornalista Ana Vilalva representaram a secretária municipal de Comunicação, Renata Vidal.

Foto: Adilton Venegeroles

Prefeitura Também presente no evento e representando a Bahiagás, Fernanda Souza falou da importância histórica da ABI para a Bahia. “É muito valoroso ver profissionais jornalistas mantendo a história da Bahia. Sem sombra de dúvidas, a gente se sente muito orgulhoso de fazer parte. Certamente, estaremos aí com outros projetos”, finalizou.

Foto: Adilton Venegeroles

Próximo encontro

O ciclo “ABI, 93 anos vivendo a história do Brasil na Bahia” conta com a produção de estudantes vinculados à Empresa Júnior de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, a Produtora Júnior.

A programação de aniversário da ABI será encerrada no dia 16 de setembro (sábado), com os dois painéis do quarto eixo temático – Cultura, democracia e diversidade, além do lançamento de uma edição especial da Revista Memória da Imprensa e do catálogo da exposição Ginga Nagô, do fotojornalista Anízio Carvalho.

Textos relacionados:

publicidade
publicidade