ABI BAHIANA

ABI encerra programação de aniversário com debates e lançamentos editoriais e música

Uma jam session com jornalistas celebra o sucesso da programação de aniversário

Neste sábado, dia 16 de setembro, a Associação Bahiana de Imprensa fecha a comemoração dos seus 93 anos com os dois painéis do quarto eixo temático – Cultura, democracia e diversidade, além de lançamentos editoriais: uma edição especial da Revista Memória da Imprensa e o catálogo da exposição Ginga Nagô, do fotojornalista Anízio Carvalho.

O evento gratuito e aberto ao público acontece às 9h, no auditório da entidade, na Praça da Sé, Centro Histórico de Salvador. Também será possível acompanhar pelo Youtube da ABI (@abi_bahia). O encerramento, às 13h, terá uma jam session conduzida pela jornalista Rita Tavarez (voz e violão), Estevam Dantas (teclado), Marcus Sampaio (baixo), Waguinho (bateria) e aberta aos participantes que quiserem cantar ou tocar algum instrumento. A ideia é permitir o improviso com a mistura de estilos musicais.

Desde o dia 17 de agosto, data de fundação da ABI, a instituição realiza semanalmente discussões sobre temas estratégicos para a comunicação no estado, além das atividades estatutárias, como reuniões e assembleia ordinárias. Já passaram pelo Auditório Samuel Celestino nomes de referência na cena nacional, com abordagens sobre a PEC do diploma, direitos autorais de jornalistas e fotojornalistas, assédio judicial, violência contra a imprensa, empreendedorismo, comunicação digital e IA, além do lançamento do livro do jornalista Jolivaldo Freitas.

A agenda de sábado começa com os painéis do quarto eixo temático – Cultura, democracia e diversidade. O primeiro bloco, “Diversidade nas Redações”, traz os jornalistas Danila de Jesus e Jorge Gauthier, e o fotógrafo e podcaster Matheus Lens; e “O PL das Fake News ameaça a democracia?”, com o jornalista e professor Yuri Almeida e mediação do jornalista e radialista Ernesto Marques, presidente da ABI.

Memória

O projeto “Memória da Imprensa – A História do Jornalismo Contada Por Quem Viveu” registra experiências de jornalistas veteranos cujas atuações marcaram a imprensa da Bahia. (Confira as três edições já publicadas)

A 4ª edição está pronta para dar voz a Lady Eva, Alexandre Seixas, Zé de Jesus Barreto, Nelson Cadena e Vitor Hugo Soares, e trazer artigos relacionados com as discussões dos painéis integrantes da agenda dos 93 anos da ABI. A publicação representa mais um ciclo do projeto, antes apresentado no formato de documentários.

Ginga Nagô

Com curadoria do jornalista de imagem Manu Dias, a exposição Ginga Nagô valoriza a genialidade de Anízio Circuncisão de Carvalho, ao disponibilizar ao público uma verdadeira aula de História.

As lentes desse baiano de Conceição da Feira eternizaram acontecimentos marcantes da história da Bahia e do Brasil, com destaque para as coberturas do período da ditadura militar e campanhas políticas, manifestações culturais e religiosas, além da cena artística e o cotidiano da vida baiana. Neste sábado, o público que visitar o Museu de Imprensa, no andar térreo do edifício-sede da ABI, receberá um exemplar do catálogo da mostra, diagramado pela Bamboo Editora.

A programação técnico-científica e cultural do ciclo “ABI, 93 anos vivendo a história do Brasil na Bahia” tem como parceiras incentivadoras as seguintes empresas e instituições: Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Prefeitura Municipal de Salvador, Associação Baiana das Empresas de Base Florestal – ABAF, Suzano Papel e Celulose, Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás, Governo do Estado da Bahia e o portal Bahia Notícias. A produção ocorre em parceria com a Empresa Júnior de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, a Produtora Júnior.

SERVIÇO

ABI, 93 anos vivendo a história do Brasil na Bahia – Eixo 4: CULTURA, DEMOCRACIA E DIVERSIDADE + Lançamento da 4ª edição da Revista Memória da Imprensa e do catálogo da exposição Ginga Nagô
Data: 16 de setembro
Hora: das 9h às 13h
Local: Auditório Samuel Celestino (8º andar do Edifício Ranulfo Oliveira – Rua Guedes de Brito, 1, Praça da Sé, Centro Histórico de Salvador)
Evento gratuito

  • Saiba mais sobre os convidados do dia 16/set:

Eixo 4 – VIDA REAL NO MUNDO DIGITAL – CULTURA, DEMOCRACIA E DIVERSIDADE

9h – Diversidade nas Redações. As redações refletem o perfil da sociedade? Como abordar as diferenças sem estigmatizar?

Danila de Jesus – Baiana, jornalista, mestre em Estudos Étnicos e Africanos, doutoranda em Cultura e Sociedade, pesquisadora Associada do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher, ambos pela Universidade Federal da Bahia. Docente no ensino superior, também atuou como coordenadora dos cursos de jornalismo e publicidade, na graduação. É coautora do livro “Racistas são os Outros – contribuição ao debate lusotropicalista em África, Brasil e Portugal” e do “Guia Diversidade nas Redações – um guia para gestores(as), editores (as), jornalistas”, pela Énois Escola de Jornalismo.

Jorge Gauthier – Jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e ativista LGBTQIAP+, especialista em marketing (USP), marketing estratégico (UNIFACS) e jornalismo científico com ênfase em Saúde (UFBA). Já atuou em diversos segmentos da comunicação, com ampla experiência em reportagens especiais, chefia de reportagem, gestão de pessoas e projetos, além de produção de conteúdo impresso e digital.

Matheus Lens – Fotógrafo e estudante de jornalismo, possui um podcast de entrevistas intitulado “Fala Preto Podcast”, cuja função é reunir em um espaço, conversas protagonizadas principalmente por pessoas pretas, abordando diversos assuntos como saúde, música, moda, empreendedorismo, política e outros. Trabalha com o empoderamento de pessoas pretas por meio da produção de editoriais que contam histórias.

10h30 – O PL das Fake News ameaça a democracia?

Yuri Almeida – Jornalista e professor. Mestre em Comunicação e Cultura (UFBA), especialista em Marketing (USP), Estratégia e Liderança Política (FESPSP), Psicologia Social e Antropologia (FAMEESP) e Jornalismo Contemporâneo (Unijorge).

Textos relacionados:

publicidade
publicidade