ABI BAHIANA Notícias

Assembleia Geral da ABI faz balanço anual de atividades

Sessão discutiu atuação dos setores e aprovou as contas do exercício 2022/2023

Em meio às comemorações dos seus 93 anos, a Associação Bahiana de Imprensa realizou atividades estatutárias nesta quinta-feira, 31. Logo após a Reunião Ordinária da Diretoria Executiva, a instituição iniciou a Assembleia Geral Ordinária de 2023, convocada no Edital publicado no último dia 21.

A sessão ocorreu no Auditório Samuel Celestino, no oitavo andar do edifício-sede da entidade, na Praça da Sé, Centro Histórico de Salvador. Os associados puderam participar da atividade nas modalidades presencial e online.

A AGO teve como pontos de pauta o Relatório de Atividades da Diretoria Executiva e o parecer do Conselho Fiscal sobre as demonstrações financeiras do exercício 2022/2023. Por unanimidade, as contas da instituição foram aprovadas.

O presidente da Assembleia Geral da ABI, Walter Pinheiro, ressaltou o engajamento do público durante a AGO e parabenizou a equipe pelos recursos utilizados, além do espaço escolhido para a reunião.

“Houve algo que precisamos destacar: a ampliação de participação dos associados, seja através do sistema online, seja aqui nesse auditório. É fundamental o envolvimento dos membros para fortalecermos essa entidade quase centenária”, reforça o dirigente do órgão deliberativo.

“É a primeira vez que a Assembleia Geral se realiza nesse espaço. Tivemos também inovação ao usar o audiovisual para apresentação das atividades e dos números correspondentes ao período de julho de 2022 a junho de 2023”, observou Pinheiro.

Foto: Catharine Ferreira

O presidente da ABI, Ernesto Marques, apresentou o relatório financeiro e explicou todos os investimentos realizados pela gestão, principalmente nas adequações do Edifício Ranulfo Oliveira, para atender às normas de segurança e acessibilidade. “Sistematizar as ações realizadas é sempre oportunidade de refletir sobre resultados efetivos para planejar o futuro”. O dirigente também salientou a importância da participação dos profissionais de imprensa e da sociedade na vida da mais tradicional instituição de comunicação na Bahia.

Luis Guilherme Pontes Tavares, 1º vice-presidente da ABI, incentivou a diretoria executiva a se envolver cada vez mais nas atividades. O jornalista aproveitou para parabenizar o presidente da instituição por todas as articulações direcionadas para o fortalecimento da entidade.

À frente da Diretoria de Finanças, o jornalista Antônio Matos salientou o aprimoramento do setor desde a época dos ex-presidentes Samuel Celestino e Walter Pinheiro. “No mandato de Ernesto, se intensificaram os investimentos no patrimônio, englobando as instalações hidráulicas e elétricas, assim como o crescimento do número de associados e a modernização de uma forma geral.”

A vice-diretora de Finanças, Sara Barnuevo, elogiou o trabalho realizado pela Secretaria da ABI, composta pela 1ª secretária Amália Casal, pelo 2º secretário Jorge Ramos e a assistente Mariléa Cruz.

Para o diretor Social, Nelson José de Carvalho, os relatórios foram elaborados atenciosamente e apresentados com muita clareza. “A transparência com que foi apresentada a dissertação das receitas e das despesas não deixa nenhuma dúvida”, pontuou.

Congratulação

A maioridade da BandNews FM foi registrada por Ernesto Marques durante a sessão, que aprovou uma moção de congratulações ao veículo. “Aproveito para saudar os nossos colegas, profissionais do Grupo Bandeirantes, e toda a direção da empresa. Deixo os nossos votos de congratulações e a nossa alegria pelos 18 anos de uma marca tão importante para o jornalismo brasileiro, como é a BandNews”, celebrou.

Textos relacionados: