ABI BAHIANA

ABI recebe dirigentes da FENAJ e do Sinjorba

Durante a visita, representantes destacaram o papel das entidades no combate à violência contra jornalistas

Nesta quinta (12), o jornalista e radialista Ernesto Marques, presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), recebeu na sede da entidade Samira de Castro, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Moacy Neves, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba) e Fernanda Gama, vice-presidente do Sindicato. Os jornalistas conversaram, entre outros temas, sobre o papel do jornalismo no fortalecimento da democracia, o atual cenário político brasileiro e a atuação das entidades representativas no combate à violência contra profissionais da imprensa.

O encontro ocorreu na mesma semana em que pelo menos 15 profissionais de mídia foram agredidos, nos atos antidemocráticos praticados em Brasília, no último dia 8, durante a invasão e destruição do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto. Na avaliação de Samira de Castro, não se pode naturalizar o jornalismo como uma profissão de risco.

Na segunda-feira (9), um dia depois dos atentados, a Fenaj participou de uma reunião com o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Paulo Pimenta, e outros representantes das entidades de jornalistas do Brasil, para discutir ações que garantam a segurança no exercício da profissão.

Precarização – Durante a visita à ABI, os dirigentes falaram da situação do mercado de trabalho e discutiram formas de impedir a precarização do ofício nas redações. “A gente está em uma categoria cada vez mais juvenil, feminina e branca. Com esse cenário, temos tido dificuldade de recolocação no mercado a partir de 40 anos”, aponta Samira.

Textos relacionados:

publicidade
publicidade