ABI BAHIANA Notícias

ABI reúne entidades para organizar o Centenário de Jorge Calmon

Para homenagear Jorge Calmon (1915-2006), que esteve à frente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI) por dois anos (1970-1972), a entidade constituiu, em novembro passado, uma comissão encarregada de organizar a programação do centenário do jornalista. No próximo dia 7, às 10h, a ABI vai reunir em sua sede mais de 10 instituições que tiveram a história marcada pela passagem Calmon. A reunião foi convocada pelo presidente da ABI, Walter Pinheiro, e pelo jornalista Samuel Celestino, que preside a comissão.

Foto: Arquivo/Agência A Tarde
Foto: Arquivo/Agência A Tarde

De acordo com Celestino, que também é presidente da Assembleia Geral da ABI, a reunião será a conversa inicial para articular as homenagens a Jorge Calmon, cujo centenário de nascimento será comemorado em 7 de julho de 2015. “Eu sou discípulo de Jorge e só aceitei voltar ao jornalismo por causa dele. Ele foi muito marcante em minha vida, por isso, é uma honra ocupar sua antiga cadeira na Academia de Letras da Bahia. A primeira reunião acontece com um ano de antecedência. Então, até o início de 2015, esperamos estar com tudo pronto para fazer um trabalho à altura da grande personalidade que foi Jorge Calmon”, afirma o jornalista.

Fazem parte da comissão ainda os jornalistas Sérgio Mattos e Nelson José de Carvalhos; Florisvaldo Mattos, Eliezer Varjão e Ernesto Marques são suplentes. A convite de Celestino, o engenheiro Jorge Calmon Filho, homônimo do pai e um entusiasta da comemoração, também integra a comissão.

Jorge Calmon formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Bahia. Entre os diversos cargos que ocupou, o jornalista foi deputado estadual constituinte de 1945, professor emérito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Secretário de Estado do Interior e Justiça, membro da Academia de Letras da Bahia. Trabalhou no Jornal A Tarde por 67 anos, dos quais 47 como redator-chefe, tendo colaborado para a criação do primeiro curso de jornalismo da Bahia, na Faculdade de Comunicação da UFBA.

  • Reunião da Comissão do Centenário de Jorge Calmon

Quando: Dia 7 de julho, às 10h

Onde:  Sede da ABI (Rua Guedes Brito, 1 – 2º andar do Edf. Ranulfo Oliveira – Praça da Sé, Salvador)

*Com informações da Coluna Raio Laser do dia 18 de junho de 2014/Tribuna da Bahia

Textos relacionados:

publicidade
publicidade