ABI BAHIANA Notícias

Diretoria da ABI é eleita para o biênio 2017-2019

Os sócios da Associação Bahiana de Imprensa (ABI) elegeram nesta quarta (30) a diretoria que vai conduzir a entidade no biênio 2017-2019. Pela manhã, a sessão foi aberta pelo jornalista Samuel Celestino, presidente da Assembleia Geral da ABI. Na reunião, foram apresentados o Relatório da Diretoria – biênio 2015/2017, o parecer do Conselho Fiscal sobre prestação de contas do exercício, ambos aprovados. Em seguida, houve a abertura das eleições, tendo sido o processo de votação encerrado às 17h.

 À frente da chapa que tomará posse em 13 de setembro, a “União”, o presidente da ABI, Walter Pinheiro, destacou as realizações do último mandato, como o equilíbrio das contas da instituição – que completou 87 anos de fundação no dia 17 de agosto. A manutenção dos equipamentos culturais da ABI, a exemplo da Biblioteca Jorge Calmon e da Casa de Ruy Barbosa, também mereceram o relevo do dirigente. Ele apresentou um relatório sobre a atuação da entidade no combate à violência contra profissionais da imprensa e citou episódios de abordagens truculentas por parte da PM, assunto amplamente debatido durante a última reunião da ABI.

Walter Pinheiro também adiantou ambições da chapa eleita. De acordo com ele, a prioridade dessa gestão é fazer a reforma estatutária, um objetivo que eles traçaram no biênio passado, mas que não foi concretizado. “Estou muito convicto de que, com a participação da diretoria, cumpriremos todas as metas”. A criação de atrativos para os associados é citada por ele como umas das formas de conseguir a renovação do quadro, outro antigo desejo.

Segundo ele, está sendo articulada a reabertura do Museu de Imprensa. “É um grande sonho porque oferece mais um espaço cultural para a comunidade. Será uma importante realização. Vem sendo feito um trabalho excelente na preparação do acervo, composto por coleções magníficas que temos recebido por meio de doações”, garantiu. “Vamos realizar obras para valorizar o prédio da ABI cada vez mais e contribuir para a revitalização do Centro Histórico de Salvador”. Além disso, o presidente anunciou que em breve a instituição vai contar com um novo site institucional. “Estamos felizes com os rumos do site e queremos aprimorá-lo, ampliar os recursos, tornando-o mais moderno, informativo e atraente”.

Participaram da reunião os diretores: Samuel Celestino da Silva Filho, Antônio Walter dos Santos Pinheiro, Antônio Jorge Moura, Antônio P. de Matos Jr., Agostinho José Muniz Filho, Carmelito Walter de Almeida, Eliezer Varjão Bonfim, Jair dos Santos Cezarinho, Jorge Vital de Lima, José Valter de Lessa Pontes, Luís Guilherme Pontes Tavares, Luís Hermano Abbehusen, Jorge Luiz Ramos, Heloisa Gerbasi Sampaio, Nelson José de Carvalho, Sidney Rezende, Raimundo Marinho dos Santos, Raimundo Campos Vieira, Roberto Roberto Eloy da Costa, Sérgio Augusto Soares Mattos e Valber Roberto Carneiro Carvalho.

  • Confira aqui a composição da Diretoria 2017-2019

Textos relacionados: