Notícias

Jolivaldo Freitas lança romance biográfico sobre o coronel Sodré Martins

O jornalista, publicitário e escritor Jolivaldo Freitas, membro do Conselho Consultivo da ABI, lançará o seu novo livro nesta quinta, dia 20 de outubro, a partir das 18h, no Clube Espanhol, na Barra. O romance biográfico “Estilhaços de uma Existência” (Editora Farol da Barra, 427 páginas) conta a trajetória do coronel Geraldo Sodré Martins, o polêmico militar baiano que, segundo pesquisas conduzidas por Jolivaldo, teve importante papel na concretização da ditadura militar na Bahia e no Brasil, mas que acabou decepcionado com o regime.

“Ele era um articulador nato, atleta, artista plástico, médico, escritor, inovador. Um militar contestador, que procurava, dentro do possível, manter boas relações com pessoas de esquerda; homem amado e odiado por políticos e admirado por amigos”, afirma Jolivaldo Freitas, que é especialista em marketing político.

Capa de “Estilhaços de uma Existência” (Editora Farol da Barra, 427 páginas) | Foto: reprodução

O coronel – Geraldo Sodré Martins nasceu em Salvador, em 1922. Ele era médico ortopedista e foi professor da Faculdade Bahiana de Medicina. Também escrevia artigos para jornais, sobre temas sociais, históricos e até sobre fé, além de ser atleta e artista plástico. Mas, a função que mais marcou a vida dele foi a de militar, em especial no período em que articulou o golpe contra o então presidente da república, João Goulart.

Anos depois de colaborar diretamente para a consolidação da ditadura militar no país, ficou insatisfeito com os rumos tomados pelo governo. Um dos fatos contados no livro, inclusive, é a briga que teve com Antônio Carlos Magalhães, ex-governador da Bahia. “O coronel é um personagem digno do realismo fantástico latino-americano, com todas as suas idiossincrasias, dúvidas e decepções com o próprio movimento militar, que terminou por rejeitar em certo ponto da vida”, revela o autor.

Jolivaldo destaca o caráter polêmico do biografado. “Uma das figuras mais polêmicas. Odiado, admirado, agregador, desagregador. A história do Coronel Sodré Martins é boa de ser contada e de ser lida. Acaba se confundindo com a própria história política e social da Bahia das décadas de 60 e 70, no chamado período militar. Tem muitos fatos pitorescos e curiosidades”, adianta o jornalista.

Sobre o autor

Jolivaldo Freitas é jornalista, publicitário, especialista em marketing político e escritor. Já lançou 15 livros – romances, crônicas, novelas e biografias – entre eles o best seller Histórias da Bahia – jeito baiano, esgotado com mais de 100 mil exemplares vendidos. Como jornalista, tem passagem por alguns dos principais veículos de comunicação do estado (Correio da Bahia, Tribuna, TV Bahia, Jornal de Angola).Hoje escreve para o A Tarde On-line, BNews,e diversos blogs e sites baianos, além de colaborar com o jornal Correio da Manhã (RJ), portais Yahoo e Notícia Capital e Pravda de Moscou.

O projeto tem patrocínio do Banco Master e os exemplares do livro serão distribuídos para quem participar do coquetel de lançamento.

SERVIÇO

O quê: Lançamento do livro Estilhaços de uma existência
Quando: 20 de outubro, a partir das 18h
Onde: Salão de eventos do Clube Espanhol, Barra
Entrada Gratuita

Textos relacionados:

publicidade
publicidade