Notícias

Livro “A um passo da liberdade” resgata publicações históricas do Jornal da Pituba

Obra traz 17 reportagens e entrevistas exclusivas publicadas pelo veículo soteropolitano

Nesta terça-feira (24/01), às 18h, o centro cultural Casa Rosa, no Rio Vermelho, em Salvador, recebe o lançamento do livro “A Um Passo da Liberdade – 1985/1986” (Editora Maianga), organizado pelos jornalistas Césio Oliveira, Vander Prata, José Barreto e pelo produtor cultural Sérgio Guerra. A obra reúne 17 entrevistas e reportagens com importantes personagens da cena política, social e cultural do Brasil, publicadas pelo tabloide Jornal da Pituba, no período da redemocratização.

De acordo com os autores, o Jornal da Pituba, registrou aquele importante momento de transição da nossa história, com cautela, desconfiança, ousadia e bom humor. “Fizemos um jornalismo livre, informativo e crítico, revolucionário, sem militâncias ideológicas, absolutamente democrático. Passados 36 anos, o conteúdo revela-se de enorme importância histórica para a leitura, análise e reflexão na transição da Ditadura Militar para a democracia e recuperação das liberdades”.

Os leitores terão acesso a pensamentos de Caetano Veloso, Jorge Amado, João Ubaldo Ribeiro, Darcy Ribeiro, Leonel Brizola, Waldir Pires, Dorival Caymmi, Dom Avelar Brandão Vilela, general Juracy Magalhães, Cid Teixeira, José Carlos Capinan, Mário Kertész, Zélia Gattai, Bemvindo Sequeira, Fernando Gabeira, Grande Otelo, Moraes Moreira, Pierre Verger, Glauber Rocha, Waly Salomão e Theodomiro Romeiro dos Santos, o único preso político condenado à morte pela ditadura, e revela, segundo os organizadores, o silêncio de João Gilberto.

As fotos são de Sonia Carmo, o prefácio é assinado pelo escritor e antropólogo Antonio Risério e o texto da orelha é do cientista político Paulo Fábio Dantas Neto. Já o projeto gráfico é do designer Jair Dantas, também criador, em 1985, da arte e do grafismo do Jornal da Pituba. A obra reproduz, ainda, as capas e contracapas originais do jornal, obras de arte do tropicalista Rogério Duarte e de Fernando Borba, além de textos inéditos – escritos exclusivamente para o Jornal da Pituba – de Caetano Veloso, Glauber Rocha, José Carlos Capinan e Waly Salomão.

“A um passo da liberdade” traz também as peripécias do personagem de quadrinhos Pituboião, criação do caricaturista Lage, considerado artista top nacional do humor gráfico daqueles anos.

SERVIÇO

Lançamento do livro “A um passo da liberdade”
Data: 24 de janeiro
Hora: 18h | Local: Casa Rosa, Rio Vermelho
Editora: Edições Maianga
ISBN: 978-85-88543-52-2
Páginas: 324 páginas
Preço: R$ 69 venda direta. R$ 80 com frete incluso para o território brasileiro
Vendas por e-mail: [email protected] (Vander Prata)

*As informações são de Álvaro Nascimento.

Textos relacionados:

publicidade
publicidade