ABI BAHIANA

Jornalistas se emocionam durante vacinação da categoria na sede da ABI

Um momento de celebração, união e esperança. Assim pode ser definido o início da vacinação dos profissionais de imprensa, nesta sexta-feira (4), em Salvador. A imunização da categoria na capital baiana é fruto de articulação do Sinjorba, com o apoio da ABI e do Sinterp-Ba, junto à Secretaria Municipal da Saúde. Era pouco mais de 7h quando os primeiros profissionais começaram a chegar à sede da ABI, no Edifício Ranulfo Oliveira, Centro Histórico.

Atuando desde o início da pandemia, os trabalhadores da notícia não integravam a lista prioritária para a vacinação contra a Covid-19, embora a atividade da imprensa tenha sido classificada como “essencial” por meio do Decreto 10.288/2020, publicado em março de 2020.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), Moacy Neves, afirma que a entidade está mobilizada desde o começo da crise sanitária e realizou ações para resguardar a segurança dos jornalistas. Uma dessas ações foi buscar junto aos órgãos de saúde a vacinação desses profissionais. Jornalistas com mais de 40 anos, além de radialistas, cinegrafistas, apresentadores, fotojornalistas registrados se tornaram prioridade na vacinação contra a Covid-19 na Bahia, depois de decisão tomada no dia 18 de maio, pela Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), que reúne os secretários estadual e municipal de saúde.

“Com o apoio dos colegas que se envolveram na campanha, conseguimos esse resultado. A vacinação coroa uma luta de reconhecimento da nossa essencialidade e da necessidade de estarmos protegidos para continuar prestando serviço à sociedade”, reforçou o dirigente. Neves ressaltou o papel do jornalismo, em levar informação de qualidade, com checagem e responsabilidade.

Moacy Neves chamou a atenção para a necessidade de os profissionais preencherem corretamente os dados no formulário disponibilizado pelo Sinjorba (https://bityli.com/TrvOG) e se atentarem às exigências feitas pela Secretaria da Saúde. A entidade recebe as informações, checa e envia para a Secretaria. Já foram encaminhadas três listas desde o final da manhã de quinta (3), totalizando cerca de mil profissionais com o cadastro validado em toda a Bahia.

A entidade informa que o cadastramento não é automático. “Existe um processo de validação conforme as regras estabelecidas pela CIB, além de conferência dos dados, antes de enviar as listas à Prefeitura. Depois, elas são transferidas manualmente para o sistema da Secretaria Municipal de Saúde, que insere os nomes um a um””, explica Moacy. O Sinjorba pediu paciência aos colegas que não encontrarem seus nomes no site da SMS (http://www.saude.salvador.ba.gov.br/servicos/servicos-online/gruposprioritariosvacinacao/). O Sindicato orienta que continuem verificando no portal. A vacinação iniciou nesta sexta (4) e vai continuar nos próximos dias, com retomada na segunda-feira (7). É necessário levar uma cópia impressa dos documentos solicitados (clique aqui).

Emoção

“Uma sensação muito boa ter sido vacinado enquanto jornalista, porque é um reconhecimento da profissão como um serviço essencial”, ressaltou o jornalista e cineasta Zezão Castro, o número 1 na vacinação ocorrida na ABI. Encabeçando a fila, ele refletiu sobre o momento enfrentado pelo país e reivindicou vacina para toda a população. “Meu trabalho jornalístico hoje é no setor audiovisual. Estou nas ruas, gravando documentários, entrevistando pessoas. Tem outros colegas que ainda não atingiram a idade exigida e estão correndo riscos todos os dias”, salienta.

Foi difícil para Murilo Bereta segurar as lágrimas na hora da vacinação. Com a voz embargada pelo choro, o jornalista falou da luta travada pelo Sinjorba. “É um misto de sensações, depois de tanta batalha. É um alívio muito grande e uma tristeza por saber que tanta gente morreu quando poderia ter sido salva por um governo genocida, que não permitiu que a vacina chegasse antes”, desabafa. “Este momento é a prova de que a união faz muita diferença. Três entidades juntas, pensando e atuando de maneira corajosa. Isso é fundamental para uma categoria que não está acostumada a pensar no coletivo, que não se sente pertencente à classe trabalhadora”, avalia.

Vacinação da categoria ocorreu de forma tranquila | Foto: Joseanne Guedes

Juliana Wândega atua como assessora de comunicação na Assembleia Legislativa e também compareceu à sede da ABI para receber a primeira dose da Pfizer/BioNTech. “Fiquei muito emocionada por estar me vacinando, mas ao mesmo tempo eu tenho um sentimento de tristeza por quem ainda não conseguiu”, disse.

O jornalista Fernando Sodake, apresentador da TV Bahia, celebrou a vacinação. “Finalmente! Muito obrigado a todos os profissionais de saúde. Que este momento chegue para todos, porque é um direito de cada cidadão. É um alívio muito grande, mas também é um sentimento de revolta por todos aqueles não receberam. Quantas pessoas poderiam ter sobrevivido se recebessem a vacina? Que ela venha para todo mundo”, defendeu o conquistense.

“Não tem como esconder a alegria deste momento tão esperado. Mas a gente só estará feliz quando todos estiverem vacinados. Eu sei que muitos precisam trabalhar de forma presencial. Torço para que todos consigam”, afirmou o jornalista Alexandre Lyrio, da equipe de comunicação da Defensoria Pública do Estado da Bahia. “Hoje, tivemos a prova de que sem luta neste país não conquistamos nada. Quero demonstrar meu total apoio ao Sinjorba e à ABI, agradecer aos colegas que lutaram para que este dia chegasse. Junto com a alegria vem o sentimento de indignação. Há meses, todos já deveríamos estar vacinados. A gente nunca vai esquecer de que o negacionismo mata”, protestou.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

1 – O Sinjorba está realizando o pré-cadastro da categoria desde o dia 14 de maio. Já foram enviados mais de mil nomes de profissionais aptos para a vacinação em toda a Bahia.

2 – O Sindicato está gerenciando os dados, mas não exerce controle sobre a atualização do sistema da Secretaria da Saúde. É necessário aguardar.

3 – Se você já preencheu o cadastro, não repita o processo. A duplicidade do registro gera atraso no envio dos dados para a Secretaria da Saúde.

4 – Não serão vacinados os colegas cujos nomes não constem na lista da Secretaria Municipal da Saúde (link na bio). Logo, confira se o seu nome está na lista antes de se dirigir a um dos postos de vacinação.

5 – Atenção na hora de preencher os dados. Há erros desde data de nascimento até nome escrito com abreviação. A secretaria do Sindicato está enviando emails para os profissionais corrigirem as informações, o que atrasa o cadastro.

6 – Os profissionais precisam ter mais de 40 anos no ato da vacinação. Se você informou a data de nascimento errada e não atende a esse critério, não haverá liberação na hora da conferência do documento de identificação.

7 – A ABI funciona como mais um posto de vacinação para a categoria. Encerraremos nesta sexta, às 15h30, com retomada na segunda-feira, a partir das 8h. Qualquer mudança, por decisão dos órgãos da Saúde, informaremos.

OBS: A ABI está definida como posto de vacinação SOMENTE para a categoria. A população deve continuar se dirigindo aos outros postos.

  • Local de vacinação: Sede da ABI – 2º andar do Edifício Ranulfo Oliveira, na Rua Guedes de Britto, 1 – Praça da Sé (prédio onde funciona a Prefeitura Bairro Brotas-Centro)

Textos relacionados:

publicidade
publicidade