Notícias

Lançamento de “Ingresia”, do jornalista Franciel Cruz, terá inédito cortejo literário

O jornalista Franciel Cruz escolheu uma forma inusitada para lançar o seu primeiro livro. A chegada do aguardado “Ingresia” será festejada com um inédito cortejo literário, que sairá “às 15h59” dos pés das estátuas dos caboclos, no Campo Grande, rumo ao Instituto Cultural Brasil Alemanha (ICBA), no Corredor da Vitória, neste sábado (9). Aos 48 anos, Franciel é um dos jornalistas que buscaram nas ferramentas digitais a liberdade nem sempre possível nas redações tradicionais e editoras comerciais. A chamada “vaquinha digital” foi a alternativa encontrada por ele para tornar realidade o projeto. E a impressão só foi possível graças ao sucesso da pré-venda de quase 500 exemplares – antes mesmo de mandar o material editado para a gráfica.

O cortejo de lançamento promete “abalar a Bahia e uma banda de Sergipe”, segundo o autor, e contará com shows do DJ Barata e do cantor e compositor Mario Mu keka Cortizo. Na ocasião, será também lançado o infanto-juvenil “Sítio Caipora”, da escritora e antropóloga Núbia Bento Rodrigues. “A chibança vai ser punk rock. Todo mundo chorando, caminhando, cantando e comprando livro”, antecipa Franciel, em sua participação no programa Roda Baiana, nesta terça (5).

Ingresia – O baiano de Irecê contou a ABI que “Ingresia” surgiu por insistência dos amigos que acompanhavam seus escritos. As noventa crônicas produzidas desde o início dos anos 2000 estavam registradas em blogs e nas redes sociais. “Nunca tive ideia de fazer livro, nunca tive pretensão no campo literário, livro está sendo uma surpresa”, afirma.

“Ingresia” é uma coletânea de contos sobre a Bahia, com histórias do cotidiano, inventadas ou não. “Tem textos sobre política, alguns pretensiosamente culturais e futebol. Selecionei de acordo com os temas, para costurar o livro, para um texto dialogar com outro. Não dividi por capítulos, mas o fluxo divide bem”.

Leia tambémPela internet: jornalistas mostram com quantos cliques se faz um livro

  • Confira a entrevista concedida por Franciel a André Simões, no “Roda Baiana“, da Rádio Metrópole:

*Com informações do Notícia Livre.

Textos relacionados:

publicidade
publicidade