Notícias

Manual de comunicação orienta jornalistas na cobertura do coronavírus

O manual “Jornalismo em tempos de #Covid-19: guia de cobertura latino-americana”, lançado pelo projeto Voces del Sur, lembra que o jornalismo desempenha papel fundamental no gerenciamento de crises de saúde e alertas globais.

O Voces del Sur, projeto de monitoramento da liberdade de expressão e de imprensa na América Latina, lançou um guia que orienta como cobrir e elaborar reportagens sobre a pandemia do novo coronavírus. A entidade reúne organizações da sociedade civil em dez países: Argentina, Bolívia, Equador, Honduras, Peru, Uruguai, Venezuela, Nicarágua, Guatemala e Brasil, representado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

O guia aponta que “o trabalho da mídia afeta a geração de confiança na população. Mas, também não se comunicar adequadamente produz desconfiança e medo”. Intitulado “Jornalismo em tempos de #Covid-19: guia de cobertura latino-americana”, o manual alerta sobre como a imprensa tem papel fundamental no gerenciamento de crises de saúde e alertas globais.

Além de informações sobre os cuidados necessários para cobertura de uma crise sanitária, o manual também reúne informações sobre o primeiro contágio ocorrido Brasil, no dia 26 de fevereiro. O documento publicado em língua espanhola está disponível para download (baixar) gratuito no site do Voces del Sur e traz dicas para o trabalho em home office ou nas redações.

*Informações do Portal Comunique-se

Textos relacionados:

publicidade
publicidade