Notícias

Oficina do Sinjorba aborda impactos da tecnologia no jornalismo

GPT-4, Web 3.0, inteligência artificial e blockchain são alguns dos assuntos que serão abordados na capacitação que acontecerá sábado (20)

Jornalistas estão entre os profissionais mais desafiados pelos impactos das transformações tecnológicas. Para contribuir com essa necessidade de atualização constante dos colegas de redação e assessoria de imprensa, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia – Sinjorba promoverá oficina no “Jornalismo & Inovação – Tecnologias emergentes e o fututo do jornalismo”. A capacitação gratuita será no sábado (20), a partir das 9h, na Escola Baiana de Comunicação. As inscrições podem ser feitas neste link – https://bit.ly/jornalismoinovacao. Vagas limitadas.

Com patrocínio da Bahiagás, a oficina será ministrada pela editora-chefe na Ayoo, a jornalista Gabriela de Paula, especialista em tecnologia e inovação. “As tecnologias emergentes, ao mesmo tempo que ameaçam a relevância de uma profissão como a nossa, também podem ser importantes aliadas da atividade jornalística. Conhecer cada uma delas abre oportunidades para que, em vez de sermos substituídos por uma máquina, possamos fazer uso delas como ferramentas voltadas ao melhor resultado do nosso trabalho”, explica.

Na oficina, os participantes terão informações sobre GPT-4, web 3.0 / metaverso, VR/AR (realidade virtual e aumentada), eSports, vertical videos, tecnologias de inteligência artificial generativa como Midjourney, blockchain e outras tecnologias com potencial para geração de grande impacto especialmente nos meios de comunicação. Além disso, serão realizadas dinâmicas voltadas a promover o pensamento com olhar para o futuro.

“Os desafios para os jornalistas em relação às profundas transformações são gigantescos, afinal, boa parte das mudanças está diretamente ligada à comunicação”, avalia o presidente do Sinjorba, Moacy Neves. Segundo ele, a categoria tem a responsabilidade social de levar os fatos de forma que a sociedade esteja pronta para lidar com o novo. “Esse papel aumenta a nossa necessidade de atualização constante”, conclui.

Realização: Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba) | Patrocínio: Bahiagás | Apoio: Escola Baiana de Comunicação e Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

Serviço

Oficina Presencial: Jornalismo & Inovação
Quando: Sábado, 20 de maio de 2023 (das 9h às 17h).
Onde: Escola Baiana de Comunicação | Rua das Hortênsias, 896, Pituba – próximo à Praça Ana Lúcia Magalhães).
Inscrições gratuitas: https://bit.ly/jornalismoinovacao
Vagas limitadas.
Informações: [email protected]

Textos relacionados:

publicidade
publicidade