Notícias

Sinjorba reinaugura sede e lança a Biblioteca do Jornalista Baiano

O evento acontece nesta terça (16), em meio às celebrações de 73 anos da entidade

Nesta terça-feira (16), às 18h, o Sinjorba – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia reinaugura sua sede no histórico edifício Bráulio Xavier, na Rua Chile, em Salvador. A entrega do espaço acontece junto com outras atividades de valorização, modernização e fortalecimento do Sindicato, como parte das celebrações do mês do jornalista e dos 73 anos da entidade.

Durante o ato, o Sinjorba vai inaugurar a Biblioteca do Jornalista Baiano, apresentará a nova marca institucional, concebida pela designer Mila Pinheiro, exibirá pela primeira vez o painel da artista plástica Daniela Steele e lançará a Campanha Salarial Nacional dos Jornalistas, iniciativa da Fenaj para unir a categoria em todo o país em torno da mobilização por melhores salários e condições de trabalho.

O dia 14 de abril de 1945 marca a fundação da Associação dos Jornalistas da Bahia, a entidade que, em 17 de abril de 1951, originou o Sinjorba. Em setembro de 2023, foi iniciada a reforma. As obras de requalificação do espaço abarcam novos revestimentos, nova pintura, mobiliário planejado e climatização total.

“Em 60 anos, nossa sala nunca tinha passado por uma reforma e requalificação desta envergadura. Estamos apostando numa casa digna e aconchegante para os nossos associados, para os nossos colaboradores, ao mesmo tempo em que investimos em um espaço que se revitaliza e é cada vez mais valorizado da cidade, ao lado do Centro Histórico de Salvador, do Fera Palace Hotel, Hotel Fasano, o Hotel Residence Gorges, Galeria de Arte Galatea e o Centro Gastronômico do Tira-Chapéu”, afirma o presidente do Sinjorba, Moacy Neves.

Homenagens – A Biblioteca receberá o nome de um jornalista, professor e escritor muito querido pela categoria profissional, que será revelado apenas no dia da sua inauguração. E a sala será batizada com o nome de um dos fundadores e primeiro presidente do Sinjorba, Heron de Alencar. Também será feita uma homenagem a outro ex-presidente do Sindicato, Jorge Ramos, falecido no último dia 4, em decorrência de um infarto.

A diretoria do Sinjorba reforça a importância da presença dos colegas no ato de reinauguração. “Mais do que nunca os jornalistas precisam se unir em torno de suas entidades representativas para defender a liberdade de imprensa, o trabalho decente e o respeito à categoria, comprometidos nestes tempos de avanço das fakes news e de transição no setor de comunicação”, completa o dirigente.

Para concretizar a reforma da sede o Sinjorba contou com a valorosa contribuição do arquiteto Floriano Freaza (autor do projeto), Sinduscon-BA, CNS Instalações & Projetos, ABI – Associação Bahiana Imprensa, Abraspet, entre outras organizações.

*Com informações de Fernanda Gama/Sinjorba.

Textos relacionados:

publicidade
publicidade