Notícias

Sinjorba inicia terceira etapa de reforma da sede

A sede do Sinjorba – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia está prestes a ganhar um novo aspecto físico e visual. Segundo a diretoria da instituição, o ambiente ficará mais confortável e aconchegante para receber associados e visitantes, além de oferecer melhores condições de trabalho para o corpo funcional. A sala localizada no 3º andar do edifício Bráulio Xavier, na Rua Chile (Centro), passa por intervenções desde o mês de setembro e a reforma chega agora em sua terceira etapa. As obras serão concluídas em novembro.

O edifício Bráulio Xavier | Foto via jornal A Tarde

“Após anos convivendo com muitas dificuldades no espaço, finalmente a diretoria conseguiu apoio e uma sobra de recursos para iniciar as obras e requalificar o local”, comemora a jornalista Fernanda Gama, vice-presidente. De acordo com a jornalista, foi finalizada no dia 29 de setembro a colocação do piso e do revestimento do banheiro, além do rejunte da cerâmica assentada.

A terceira etapa da obra compreende a instalação da fiação e dutos dos aparelhos de ar-condicionado e das divisórias/teto (em drywall) que farão a separação dos espaços previstos no projeto do arquiteto Floriano Freazza Amoedo, que também doou seu trabalho ao Sindicato. A entidade está firmando parcerias para conseguir pagar o custo dessa parte da intervenção, estimada em cerca de R$ 20 mil. A sede também terá um novo mobiliário e estruturação, para permitir mais mobilidade e bem estar.

Projeto da sede do Sinjorba | Divulgação

A reforma vem contando com a colaboração de parceiros. A CNS Instalações & Projetos, do empreiteiro Denilson Coutinho, realizou todo o trabalho dessas duas etapas, após pedido do presidente da ABI, Ernesto Marques. Já boa parte dos materiais utilizados na intervenção (porcelanato, argamassa, massa, tinta, louça, fiação, revestimento, entre outros) foi doada pelo Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), presidido pelo engenheiro Alexandre Landim.

Patrimônio da cidade

Promover a reforma de nossa sede foi um desafio para a diretoria do Sinjorba, forçada a buscar parcerias para viabilizar a obra e evitar a ruína de sua sede.

O painel de Carybé foi instalado em 64 | Foto: Reprodução

“É de conhecimento da categoria as dificuldades financeiras do Sinjorba, haja vista a baixa sindicalização de nossa categoria e a grande inadimplência nas mensalidades. Porém, não havia mais condições de manter o funcionamento nas condições físicas e insalubres que tínhamos”, observa Fernanda Gama.

Em 2021, a imprensa noticiou o mau estado de conservação do Ed. Bráulio Xavier, causado pela negligência do proprietário do quinto andar – ele vem sendo processado judicialmente desde 2016 porque seus imóveis provocaram infiltrações que causaram problemas nas paredes, pisos e tetos das primeiras salas dos andares 3 e 4.

Na ocasião, um alagamento se somou ao mofo que tomou conta do local, o que causou perdas do acervo de documentos e publicações da entidade. A diretoria do Sinjorba também denunciou os riscos ao painel “A colonização do Brasil”, de autoria do artista Carybé.

O monumento foi instalado no edifício em 1964 e, como destaca Moacy Neves, presidente do Sindicato, foi tombado como patrimônio cultural pela Fundação Gregório de Matos em janeiro de 2020. “É um dos mais belos registros do artista em Salvador, em uma área turística que está sendo revitalizada, com a abertura de hotéis, obras públicas e reforma de prédios antigos.”

Textos relacionados:

publicidade
publicidade