ABI BAHIANA

Fenaj e Sinjorba manifestam apoio ao Protocolo Antifeminicídio

Na tarde desta terça-feira (9), diretores da Associação Bahiana de Imprensa receberam na sede da entidade, no Centro Histórico de Salvador, a presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Samira de Castro, e a vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba), Fernanda Gama.

Durante o encontro, as dirigentes conheceram o “Protocolo Antifeminicídio: Guia de boas práticas para a cobertura jornalística”, documento produzido pela ABI para orientar a apuração e a redação de notícias relativas a crimes contra a mulher.

Aprovado pela ABI em março deste ano, o material a ser lançado no final de abril – como parte das comemorações do mês do jornalista – vai funcionar como um roteiro de apoio ao trabalho jornalístico.

A publicação traz orientações para uma cobertura responsável e reforça a importância de os profissionais de imprensa conhecerem as consequências legais das distintas formas de violências contra a mulher, além do claro entendimento do que é o feminicídio.

Samira de Castro elogiou o documento e ressaltou a necessidade de aprimorar o noticiário sobre o assassinato de mulheres cometido em razão do gênero – quando a vítima é morta por ser mulher. Fernanda Gama citou alguns casos emblemáticos, para além dos abordados no protocolo e também reafirmou o apoio do Sinjorba à iniciativa.

A construção do protocolo veio do entendimento do papel que as mídias desempenham no registro dessas ocorrências, já que, muitas vezes, a forma que o assunto é noticiado influencia a opinião pública e causa discussões importantes na sociedade.

Para a Diretoria da ABI, em um cenário onde a informação é disseminada rapidamente, a responsabilidade do jornalista transcende a mera transmissão de notícias e abrange a compreensão profunda dos temas abordados.

Participaram da reunião o presidente da ABI, Ernesto Marques; a 2ª vice-presidente Suely Temporal, a 1ª secretária Amália Casal e a diretora de Comunicação, Jaciara Santos.

Textos relacionados:

publicidade
publicidade