ABI BAHIANA

Programação do centenário de Ruy Barbosa começa a ser construída

Instituições estão mobilizadas e efeméride prevê documentário, reedição de livros e lives

Por Simone Ribeiro*

Após convocação da Associação Bahiana de Imprensa (ABI) feita em julho, as entidades que formam o colegiado criado para homenagear o centenário de morte do jurista, advogado, político e jornalista Ruy Barbosa (1849-1923) voltaram a se reunir na sexta-feira (17). O próximo encontro está marcado para 15 de outubro.

Além da designação dos nomes que irão captar recursos financeiros junto a parlamentares, gestores e órgãos públicos e privados, na reunião foram apresentadas sugestões de atividades para marcar a efeméride, a exemplo da reedição de três livros – a biografia de Luís Vianna, a narração da visita de Ruy a Salvador e Cachoeira, e mais um sobre a sede do TJ-BA.

A reunião foi conduzida pelo professor e acadêmico Edvaldo Brito, presidente da Comissão Executiva e também representante da Câmara Municipal de Salvador no grupo da Comissão Organizadora.

Diretor de Cultura da ABI, o jornalista Nelson Cadena disse que avançaram as conversas com a Giros Filmes, de Belisario Franca, para a produção de um documentário de uma hora e meia. As outras sugestões seriam a outorga da Medalha Rubem Nogueira em 2023 para pessoas indicadas pelo colegiado e a realização de uma série de lives com início no dia 5 de novembro.

O desembargador Lidivaldo Brito informou que o TJ-BA está em fase de constituição de uma comissão interna que cuidará do centenário e poderá ajudar com a expertise adquirida na comemoração dos 400 anos da entidade em 2019.

“Notícia alvissareira”, anunciou o presidente da ABI, Ernesto Marques. Nesta terça-feira (21), a Rua Ruy Barbosa receberá a segunda visita técnica de agentes da Prefeitura, Sedur e Conder com vistas à sua revitalização. O que vem em boa hora, já que ali se encontra o Museu Casa de Ruy Barbosa, temporariamente fechado.

Visita técnica na Rua Ruy Barbosa, maio de 2021 | Foto: Luiz Hermano Abbehusen

Conforme estabelecido na primeira reunião do colegiado, no dia 20 de agosto, três comissões foram constituídas a fim de organizar a efeméride: executiva, projetos e captação de recursos e logística da programação. O lançamento oficial está previsto para 5 de novembro, data de nascimento de Ruy Barbosa, e dia em que também se celebra nacionalmente a cultura.

Participaram da reunião, além de membros da diretoria da ABI, Zulu Araújo, presidente da Fundação Pedro Calmon e representante da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult); o jornalista Joaci Góes (Associação Comercial da Bahia e Academia de Letras da Bahia); o jornalista Marcos Navarro (Tribunal de Contas do Estado); Demostenes Teixeira (representando o Tribunal de Contas dos Municípios); Dina Cezar (Santa Casa de Misericórdia) e Jorge Ramos (representando o Instituto Histórico e Geográfico da Bahia).

*Simone Ribeiro é jornalista, diretora de Divulgação da ABI.

Textos relacionados:

publicidade
publicidade