ABI BAHIANA Notícias

Reunião na ABI discute centenário de Jorge Calmon

No dia em que Jorge Calmon (1915-2006) completaria 99 anos, a Associação Bahiana de imprensa reuniu em sua sede mais de dez instituições que tiveram a história marcada pela passagem do jornalista. A sessão realizada nesta segunda-feira (7) foi convocada pelo presidente da ABI, Walter Pinheiro, e pelo jornalista Samuel Celestino, que preside a comissão responsável por construir um calendário comemorativo do centenário de Calmon.

Com um ano de antecedência, o encontro marcou o início da troca de experiências entre as entidades, que discutiram propostas para a programação. Entre as principais sugestões apresentadas para homenagear Jorge Calmon estão a criação de selo e medalha comemorativos, a publicação de um livro, a realização de um seminário, além de uma solenidade no dia do centenário, que será comemorado em 7 de julho de 2015.

O encontro marcou o início do diálogo entre as entidades que vão homenagear  Jorge Calmon - Foto: Joseanne Guedes/ABI
O encontro marcou o início do diálogo entre as entidades que vão homenagear Jorge Calmon – Foto: Joseanne Guedes/ABI

O presidente da ABI, Walter Pinheiro, destacou a importância das homenagens a Jorge Calmon, que esteve à frente da entidade por dois anos (1970-1972). “Com a proximidade de seu centenário, nos perguntamos o que a ABI poderia fazer para que nosso Jorge tivesse as melhores homenagens. Então, decidimos compor a comissão, um espaço para o trânsito de ideias com um propósito, que é fazer um trabalho à altura dele”.

Segundo Celestino, que também é presidente da Assembleia Geral da ABI, a reunião foi o passo inicial para articular as homenagens. “Falar de Jorge é complexo porque ele teve uma vida longa, rica, e se tornou o maior jornalista de toda a história da Bahia. Ele participou de quase todas as mais importantes instituições do nosso estado e foi muito marcante em minha vida”.

A convite de Celestino, o engenheiro Jorge Calmon Filho, homônimo do pai e um entusiasta da comemoração, integra a comissão. Participaram da reunião diretores da ABI; Consuelo Pondé, presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB); Inaldo da Paixão, presidente do Tribunal de Contas da Bahia (TCE); Ailton Ferreira, superintendente de Direitos Humanos da Secretaria de Justiça; Edivaldo M. Boaventura, representante da Academia de Letras da Bahia; Edmundo Lemos, presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET); Pedro Daltro, diretor da Associação Comercial da Bahia, além de jornalistas e representantes de instituições de ensino.

Textos relacionados:

publicidade
publicidade