ABI BAHIANA

Série Lunar com Duo Tota e Teca celebra 92 anos da ABI

O aniversário da Associação Bahiana de Imprensa, no dia 17 de agosto, será comemorado de um jeito muito especial. Na noite em que a entidade celebrará seus 92 anos, a Série Lunar vai receber o flautista Tota Portela e a pianista Teca Gondim, vice-diretora da Escola de Música da UFBA (Emus/Ufba). A apresentação do Duo Tota e Teca, que conta com obras de Chiquinha Gonzaga, Villa-Lobos, Debussy, Beethoven, Mozart e outros clássicos em seu programa, acontece às 19h no auditório da ABI, no Centro Histórico de Salvador.

“A Série Lunar, parceria entre a ABI e a Emus, é um projeto incrível, que considero de grande importância, pois podemos mostrar um pouco da nossa produção num espaço novo, para um público diferente, e ainda ser brindado com a vista espetacular da lua cheia sobre o Centro Histórico da nossa cidade. Estamos felizes e honrados de celebrarmos juntos neste mês os 92 anos da ABI”, destaca Teca Gondim.

Maria Thereza (Teca) Gondim é professora da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia desde 1995. Possui graduação, especialização e mestrado pela Universidade Federal da Bahia, e doutorado em piano pela Universidade de Alabama. Especializou-se na música brasileira para piano do início do século XX, em especial a obra de sua avó, Maria de Lourdes Gondim. Entre seus professores de piano estão Esther Cardoso, Paulo Gondim (seu pai), Diana Santiago e Amanda Penick.

Antônio Carlos (Tota) Portela é flautista principal da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia e assistente da Orquestra Sinfônica do Estado da Bahia. Graduou-se em flauta pela UFBA e especializou-se nos Estados Unidos com a flautista Sheryl Cohen, na Universidade do Alabama, com bolsa do Ministério da Cultura do Brasil. Mais tarde, em 2006, retornou aos EUA por mais 5 anos para realizar mestrado e doutorado em flauta na mesma instituição, sob a orientação de Diane Boyd Schultz, especializando-se em música barroca.

Juntos na arte e na vida desde 1987, Tota e Teca compartilham belas memórias de festivais nacionais e internacionais. O Duo, que é frequentemente convidado para recitais na América Latina, EUA, França e Brasil, tem dois CDs gravados: “Fim de Tarde”(1999) e “Catedral”(2003), com repertório variado.

Ernesto Marques, presidente da ABI, elogia o programa do Duo e fala da expectativa para a noite festiva. “Como todo aniversário, é o momento de reflexões sobre o ciclo que se encerra e é quando a gente projeta os desejos para o ciclo que se inicia. Vai ser inspirador fazermos esta virada celebrando a vida, porque a ABI é uma composição de muitas vidas reunidas e somadas, como numa partitura”.

A Série Lunar – Temporada 2022 é uma programação realizada através de parceria entre a Associação Bahiana de Imprensa (ABI) e a Escola de Música da UFBA (Emus). O evento gratuito e aberto ao público segue até dezembro com concertos mensais, sempre na lua cheia.

SERVIÇO

Série Lunar – Temporada 2022
Apresenta: Duo Tota e Teca
Quando: 17 de agosto (quarta-feira), às 19h
Onde: Sede da ABI (Rua Guedes de Brito, 1 – Praça da Sé | Edifício Ranulfo Oliveira, 8º andar, Auditório Samuel Celestino

Textos relacionados:

publicidade
publicidade