ABI BAHIANA

Estreia da Série Lunar 2023 homenageia Ruy Barbosa

O repertório escolhido passeia pelo século XIX e remonta saraus promovidos por Dona Maria Augusta, pianista e esposa do grande baiano

Quem estava com saudade das noites de lua cheia no Edifício Ranulfo Oliveira, já tem destino certo nesta quarta-feira, 1º de março. No dia em que diversas instituições baianas irão reverenciar a memória de Ruy Barbosa, a Associação Bahiana de Imprensa (ABI) e a Escola de Música da da Universidade Federal da Bahia (Emus/UFBA) promovem um sarau literomusical, na estreia da Série Lunar 2023. O evento acontece às 19h, no Auditório Samuel Celestino, com entrada gratuita.

A terceira temporada do projeto chega em grande estilo, com a participação de sete artistas da Emus: o violonista clássico Mario Ulloa, que abriu a segunda temporada; o duo Tota e Teca, que celebrou os 92 anos da ABI, em agosto de 2022; o pianista Jairo Brandão e Eneida Lima, soprano e integrante do Madrigal da UFBA; o pianista e diretor da EMUS/UFBA, José Maurício Brandão, e Gisele Nino, soprano e também integrante do Madrigal.

A programação traz um repertório especial, pensado para integrar a agenda do Centenário da Morte de Ruy Barbosa. A esposa dele, Dona Maria Augusta, era pianista e convidava a sociedade da época para a sua casa.

“O repertório será variado, com obras de caráter leve, revivendo assim o ambiente dos antigos saraus dos tempos de Ruy Barbosa”, adianta Teca Godim, pianista, vice-diretora da EMUS/UFBA. Ela relembra que os saraus fazem parte da vida de sua família há décadas, sendo uma oportunidade de compartilhar experiências culturais e de enriquecer o convívio social.

“Minha avó materna, Maria de Lourdes Gondim, realizava saraus na sua casa, em Fortaleza, que ficaram famosos na época de meados do século XX. Ela tocava piano e recitava poesias. Meu pai, Paulo Gondim, também sempre tocava, minhas tias tocavam e cantavam, assim como também outros artistas, amadores ou profissionais”, lembra a professora.

Diretora da ABI e coordenadora do projeto, Amália Casal conta como a noite foi construída, vendo uma chance de passear no tempo através das melodias escolhidas. “Os músicos apresentarão composições que serão marcadas por um rico repertório e musicalidade singular. As peças intermediadas por poesia e/ou texto formam um mosaico com variações de estilos musicais brasileiros que remetem à nossa história.”

Fruto de parceria entre a Associação e a Escola de Música da Ufba, o evento gratuito segue até dezembro, sempre nas noites de lua cheia, levando boa música ao Centro Histórico de Salvador. Serão oito apresentações ao longo de 2023. Em breve, divulgaremos a programação.

SERVIÇO
Série Lunar – Temporada 2023 | Sarau Literomusical
Quando: 1° de Março, às 19h
Onde: Sede da ABI (Rua Guedes de Brito, 1 – Praça da Sé | Edifício Ranulfo Oliveira, 8º andar, Auditório Samuel Celestino

Textos relacionados:

publicidade
publicidade