ABI BAHIANA

No Dia da Liberdade de Imprensa, vacinação da categoria é retomada em Salvador

A vacinação dos profissionais de imprensa de Salvador foi retomada nesta segunda (07), Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, das 8h às 17h, em todos os postos de vacinação da capital baiana. A Secretaria Municipal da Saúde garantiu também a montagem do posto exclusivo para jornalistas e radialistas na sede da Associação Baiana de Imprensa, na Praça da Sé, como ocorreu na última sexta-feira (4). Mais de 150 trabalhadores da notícia já passaram pela sede da ABI, para receber a primeira dose do imunizante contra a Covid-19.

Nesta terça-feira (8) a Secretaria Municipal da Saúde realiza o mutirão de vacinação por idade, para pessoas de 53+. Por isso, a vacinação dos profissionais de imprensa será retomada na quarta-feira (9) em todos os postos (até 17h) e também na sede da ABI (até 16h).

Leia também: Jornalistas se emocionam durante vacinação da categoria na sede da ABI

Desde o final de maio, a partir de uma intensa campanha conjunta do Sinjorba, Sinterp e ABI, vários municípios da Bahia organizam seus planos de vacinação para contemplar os profissionais de imprensa, que estão expostos aos riscos de contrair, em suas atividades diárias, o novo Coronavírus. Localidades como Lauro de Freitas, Alagoinhas, Senhor do Bonfim, Bom Jesus da Lapa, Maragojipe, Serrinha, entre outras, já estão com trabalhadores da comunicação social em suas listas de vacinados.

Em cada cidade, há definição de critérios para a vacinação. Em Feira de Santana, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a primeira etapa de imunização para profissionais de imprensa determina que sejam para aqueles acima de 40 anos e que atuem na linha de frente realizando coberturas externas.

O Sinjorba informa que mais de 2.000 cadastros foram realizados até agora em toda a Bahia. A checagem é feita individualmente, “garantindo que tudo seja verificado antes dos nomes serem repassados”, explica a entidade. Por enquanto, estão recebendo a primeira dose os profissionais com mais de 40 anos e em pleno exercício profissional, comprovado com os documentos solicitados pela Prefeitura (veja abaixo). Após o pré-cadastramento em https://bityli.com/TrvOG (Sinjorba) e verificação das informações fornecidas, as listas são enviadas à SMS, que faz a liberação no seu sistema. É possível verificar se a vacinação já foi liberada no link https://bit.ly/3z0XyPD.

A vacinação só é liberada para profissionais cujos nomes estejam no site da Secretaria da Saúde | Foto: Joseanne Guedes

Mesmo aqueles colegas com menos de 40 anos que preencheram o pré-cadastro já estão tendo a documentação complementar solicitada, para que o processo seja agilizado quando novas faixas etárias forem liberadas.

No ato da vacinação, o profissional de imprensa deverá comparecer levando:

1) Documento oficial de identificação com foto;
2)Documento comprobatório do trabalho presencial, atual: último contracheque ou nota fiscal do serviço prestado (ou contrato PJ ou carta da chefia);
3)Documento comprobatório do exercício profissional (pelo menos um deles):

  • Cópia impressa do certificado de conclusão de curso/diploma, ou
  • Registro da SRTE (Secretaria Regional do Trabalho e Emprego, antiga DRT), ou
  • Identidade profissional válida (carteira da Fenaj, por exemplo), ou
  • Carta da empresa que trabalha (modelo abaixo).

OBS: Épreciso levar ORIGINAL e CÓPIA IMPRESSA de todos os três documentos. Antes de sair de casa, é importante TER CERTEZA que seu nome já foi atualizado no sistema da Prefeitura.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

1 – O Sinjorba está realizando o pré-cadastro da categoria desde o dia 14 de maio. Já foram enviados mais de mil nomes de profissionais aptos para a vacinação em toda a Bahia.

2 – O Sindicato está gerenciando os dados, mas não exerce controle sobre a atualização do sistema da Secretaria da Saúde. É necessário aguardar.

3 – Se você já preencheu o cadastro, não repita o processo. A duplicidade do registro gera atraso no envio dos dados para a Secretaria da Saúde.

4 – Não serão vacinados os colegas cujos nomes não constem na lista da Secretaria Municipal da Saúde (link na bio). Logo, confira se o seu nome está na lista antes de se dirigir a um dos postos de vacinação.

5 – Atenção na hora de preencher os dados. Há erros desde data de nascimento até nome escrito com abreviação. A secretaria do Sindicato está enviando emails para os profissionais corrigirem as informações, o que atrasa o cadastro.

6 – Os profissionais precisam ter mais de 40 anos no ato da vacinação. Se você informou a data de nascimento errada e não atende a esse critério, não haverá liberação na hora da conferência do documento de identificação.

7 – A ABI funciona como mais um posto de vacinação para a categoria. Encerraremos nesta sexta, às 15h30, com retomada na segunda-feira, a partir das 8h. Qualquer mudança, por decisão dos órgãos da Saúde, informaremos.

OBS: A ABI está definida como posto de vacinação SOMENTE para a categoria. A população deve continuar se dirigindo aos outros postos.

  • Local de vacinação: Sede da ABI – 2º andar do Edifício Ranulfo Oliveira, na Rua Guedes de Britto, 1 – Praça da Sé (prédio onde funciona a Prefeitura Bairro Brotas-Centro)

*Com informações do Sinjorba

Textos relacionados:

publicidade
publicidade