Notícias

Palestra em Salvador aborda atuação de Ruy Barbosa na Corte de Haia

Em visita a Salvador, a jornalista gaúcha Letícia Dornelles, presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), instituição federal com sede no Rio de Janeiro, proferirá a palestra “Ruy Barbosa e a Corte de Haia”. O evento ocorrerá na próxima terça-feira, 13 de setembro/2022, às 16 horas, no auditório do Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória.

O encontro é promovido pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Associação Bahiana de Imprensa e Instituto dos Advogados da Bahia. O tema trará de volta episódios de 1907, quando Ruy Barbosa, representado o Brasil na Conferência de Paz, em Haia, na Holanda, se notabilizou como pacifista ao defender o nivelamento de todos os países, tanto nos direitos quanto nos deveres, não cabendo, pois, a submissão aos mais ricos e mais fortes (do ponto de vista bélico).

A palestra da jornalista Dornelles ocorre poucos meses antes da efeméride de 01 de março de 2023, quando se homenageará Ruy Barbosa pela passagem do primeiro centenário de sua morte, ocorrida nesse dia de 1923, em Petrópolis. À propósito, a ABI convocou e participa do grupo de 15 instituições que estão se empenhando no propósito de celebrar a data e assim render a homenagem devida àquele que pensou o Brasil democrático, civilizado e justo.

Agenda do dia 13/09 inclui outras visitas

Na manhã de terça, a presidente da FCRB visitará a sede Associação Bahiana de Imprensa (ABI), no centro antigo de Salvador. A entidade é proprietária da casa natal de Ruy Barbosa desde a década de 1930. Em seguida, visitará a sede da Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD), no Terreiro de Jesus, e cumprimentará a diretoria pela passagem, no dia 18, do 190º aniversário de sua criação.

Leia também:

À tarde, antes da palestra no MAB, a presidente a FCRB visitará o Fórum Ruy Barbosa, no Campo da Pólvora, ocasião que conhecerá a escultura de Ruy Barbosa – de autoria do artista baiano Mario Cravo Junior – inaugurada em 05 de novembro de 1949, no centenário de nascimento do ilustre baiano, assim como a cripta, que guarda os restos mortais do casal Maria Augusta e Ruy Barbosa, e o memorial da Justiça baiana, onde estão peças que pertenceram ao jurista e que integram o acervo da ABI.

SERVIÇO
Palestra “Ruy Barbosa e a Corte de Haia”
Palestrante: Presidente da FCRB, Letícia Dornelles
Onde: Museu de Arte da Bahia (Corredor da Vitória)
13 de setembro de 2022, às 16h
Mais informações: www.ighb.org.br/ www.abi.org.br

Textos relacionados:

publicidade
publicidade