ABI BAHIANA

Segunda Edição da Série Lunar acontece com o Quarteto Gamboa

Noite de lua cheia, música boa e uma vista incrível para o Centro Histórico de Salvador. 17 de julho, às 19h, a ABI recebe a segunda apresentação da Série LUNAR, projeto criado em parceria com a Escola de música da UFBA (EMUS). Dessa vez o show fica por conta do grupo Quarteto Gamboa, com os músicos Giroux Wanziler (baixo), Bruno Nery (trombone), Uirá Nogueira (bateria) e Tarcísio Santos (guitarra).

Noite de lua cheia, música boa e uma vista incrível para o Centro Histórico de Salvador. No dia 17 de julho, às 19h, a ABI recebe a segunda apresentação da Série LUNAR, projeto criado em parceria com a Escola de música da UFBA (EMUS). Dessa vez o show fica por conta do grupo Quarteto Gamboa. A Série Lunar traz programações mensais (sempre em dias de lua cheia), com recitais de grupos formados por professores alunos, ex-alunos e técnicos da Escola de Música da UFBA para as apresentações.

O Quarteto Gamboa foi criado em 2016, a partir do desejo dos integrantes em estudar um repertório instrumental brasileiro e ao mesmo tempo em criar um repertório com músicas inéditas. A banda se apresentou pela primeira vez através do projeto EMUS no Palco, que incentiva as apresentações de grupos da Escola de Música dentro e fora de casa. Na Série Lunar, a apresentação contará com os músicos Giroux Wanziler (baixo), Bruno Nery (trombone), Uirá Nogueira (bateria) e Tarcísio Santos (guitarra).

Giroux Wanziler (baixo): baixista atuante no mercado musical desde 1993, iniciou carreira tocando em bandas de Salvador, sua terra natal. Wanziler colaborou em trabalhos de artistas como Lazzo Matumbi, Gilberto Gil, Carla Visi e Márcia Short. Atualmente possui projetos voltados para música instrumental destacando os últimos trabalhos com a cantora norte-americana Alissa Sanders, com o baterista francês Laurent Riveales (idealizador do Jazz Na Avenida) e com o grupo Triat’uan.

Bruno Nery (trombone): natural de Jacobina-Ba, iniciou seus estudos musicais aos oito anos de idade com flauta doce. Já em Salvador, expande sua atuação musical em bandas de destaque do cenário baiano e nacional. Sua trajetória na área musical conta com episódios marcantes como a gravação da trilha sonora para o filme “Água de Meninos”, dirigido por Fabíla Aquino, além de diversos shows e gravações de Jingles para o “Verão da Bahia” com importantes artistas como Chico César, Maria Bethânia e Ivete Sangalo. Atualmente leciona música em diversas instituições bem como participa de diversos grupos musicais com foco em música instrumental.

Uirá Nogueira (bateria): Uirá Nogueira começou a tocar bateria aos nove anos de idade e iniciou carreira profissional aos 16 anos tocando em uma banda de ritmos baianos em Vitória da Conquista, na Bahia. Formou-se em música e logo após mudou-se para Londres, onde fez especialização em bateria na Drum Tech School. Já atuou com vários artistas de várias partes do mundo, entre eles a Banda Saravah Soul, o cantor Carlos Lira, Marcus Vale, Geraldo Azevedo e outros. Atual coordenador do projeto de extensão do curso de bateria da EMUS, foi recém titulado Mestre em Educação Musical com o tema “Interações nas Relações de Ensino e Aprendizagem da Bateria em Grupo” pela Universidade Federal da Bahia.

Tarcísio Santos (guitarra): Instrumentista, arranjador e compositor baiano, Tarcísio Santos é natural de Itiruçu-Ba, mestrando em música pela Universidade Federal da Bahia e formado em Violão pelo Conservatório Municipal de Vitória da Conquista-Ba. Com vasta experiência musical em sua carreira, já atuou ao lado de nomes nacionais e internacionais ligados à canção e música instrumental como Antônio Carlos e Jocáfi e Paul Andrew. No Brasil, colaborou com grandes as vozes negras femininas, Paula Lima, Ellen Oléria e Nara Couto. Hoje Tarcísio é coordenador e professor de harmonia e improvisação da Guitarra Criativa, curso especializado.

Saiba como foi a primeira edição da Série Lunar e mais sobre o projeto em – bit.ly/31vDFzg

*I’sis Almeida é estagiária da ABI, sob a supervisão da jornalista Joseanne Guedes.

Textos relacionados:

publicidade
publicidade