Notícias

Sessão Especial na Câmara celebra Dia do Jornalista e 72 anos do Sinjorba

Na manhã de hoje (25/04), a Câmara Municipal de Salvador realizou uma Sessão Especial, no plenário Cosme de Farias, pela passagem do Dia do Jornalista, comemorado nacionalmente em 7 de abril, e também para celebrar o aniversário do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia – Sinjorba. A entidade completou 72 anos no último dia 17.

Ernesto Marques | Foto: Reginaldo Ipê/CMS

Participaram da sessão a diretoria do Sinjorba, profissionais de imprensa e educadores que atuam no ensino superior em Jornalismo. O radialista e jornalista Ernesto Marques, presidente da Associação Bahiana de Imprensa – ABI, também compôs a mesa instalada para a homenagem. O dirigente foi acompanhado por sua esposa, a professora Cybele Amado, diretora de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação, da Secretaria de Educação Básica – Ministério da Educação (DICAP/SEB/MEC).

A iniciativa da homenagem foi de Augusto Vasconcelos (PCdoB), vereador e ouvidor-geral da CMS. Às vésperas do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, celebrado em 3 de maio, a sessão foi um ato em defesa da democracia e do livre exercício do jornalismo.

O presidente do Sinjorba, Moacy Neves, falou da preocupação do Sindicato com a segurança dos profissionais de imprensa, os ataques diários contra a categoria, a desvalorização profissional, além de abordar a luta pela exigência do diploma de jornalista.

Moacy Neves, presidente do Sinjorba | Foto: Reginaldo Ipê/CMS

O dia 14 de abril de 1945 marca a fundação da Associação dos Jornalistas da Bahia. A entidade originou o Sinjorba, que só em 17 de abril de 1951 conquistou sua Carta Sindical junto ao Ministério do Trabalho.

O Sindicato participou de momentos importantes da história do país. Durante a ditadura militar de 1964, quando foi fechado, chegou a funcionar clandestinamente até sua reabertura e efervescência política no período de redemocratização. Recentemente, lançou campanha pela aprovação da #PECdoDiploma e a Rede de Combate à Violência contra Profissionais de Imprensa. Esta última, em parceria com a ABI, assim como foi a mobilização pela imunização dos jornalistas contra o coronavírus, em 2021.

Rede

No início de abril, a ABI e o Sinjorba lançaram a Rede de Combate à Violência Contra Profissionais de Imprensa. A criação do coletivo foi anunciada em janeiro, durante audiência pública que debateu o avanço dos ataques contra a categoria na Bahia.

Outra importante luta em curso é a campanha para a Câmara dos Deputados aprovar a Proposta de Emenda Constitucional 206/2012, que restabelece a formação superior em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, como exigência para o exercício profissional. A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sinjorba têm empreendido diversas ações, inclusive com presença permanente em Brasília, como forma de garantir o apoio de parlamentares.

>> Confira galeria de imagens (por Reginaldo Ipê/CMS)

  • Leia também:

Textos relacionados:

publicidade
publicidade