Notícias

Site Avoador recebe menção honrosa em evento nacional sobre ensino de jornalismo

O veículo é um projeto de extensão do curso de jornalismo da UESB, em Vitória da Conquista, e se destaca pelo combate à desinformação

A diretoria científica da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ) tornou pública nesta quinta (7/1) a lista de trabalhos apresentados no 19º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo que receberam menção honrosa. Segundo a entidade, as indicações levaram em consideração a qualidade dos trabalhos apresentados nos cinco Grupos de Pesquisa do 15º Ciclo de Pesquisa em Ensino e Extensão em Jornalismo, realizado nos dias 26 e 27 de novembro. Um desses trabalhos premiados foi o “Site Avoador e a editoria de checagem Xereta: jornalismo no combate à desinformação”, apresentado pela professora Carmen Carvalho, na categoria Atividade de Extensão. O Avoador <https://avoador.com.br/> é um projeto de extensão do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

“Essa honraria é a coroação do curso de Jornalismo da Uesb, que tem mais de 20 anos e já formou mais de 400 jornalistas. Além disso, é o reconhecimento do que o Avoador está fazendo aqui no interior da Bahia: levar um jornalismo de qualidade para Vitória da Conquista e região, combatendo especialmente a desinformação neste momento de pandemia. O reconhecimento nacional é importante para todo o estado, porque mostramos que os cursos de jornalismo do interior tem uma qualidade e um potencial muito grande”, celebra Carmen Carvalho.

Para ela, a premiação é o indicativo do relevante trabalho realizado pela equipe do site, além de reafirmar a qualidade do ensino de Jornalismo na Uesb, porque “mostra a importância da universidade compartilhar seu conhecimento e a formação dos jornalistas além dos seus muros”, afirma. A docente lembra que o site Avoador trabalhou durante nove meses ininterruptos, para que a região sudoeste ficasse informada, desmentindo as informações falsas que circularam nas redes sociais e no aplicativo de mensagem Whatsapp. “O reconhecimento nos estimula a trabalhar e evidenciar a importância da universidade pública, principalmente do interior do estado da Bahia”, destaca a professora.

Avoador – O Site Avoador é um produto laboratorial da disciplina Jornalismo Digital, coordenado pela professora Carmen, e que teve início em 2016. De lá para cá, por conta da repercussão causada pelo trabalho realizado, o site foi transformado em um projeto de Extensão, que se propõe a ser um experimento de pesquisa aplicada.

“É assim que temos trabalhado: produção de conteúdo jornalístico com a reflexão sobre a prática realizada. Por meio do grupo de pesquisa Jornalismo Importa temos apresentado trabalhos no Brasil e no exterior. Felizmente, esse trabalho tem recebido a participação de muitos estudantes que se dedicam a produzir jornalismo e ciência”, acrescenta a docente.

*Com informações de Valcelene Amorim (Site da UESB).

Textos relacionados:

publicidade
publicidade