Notícias

UFSB inaugura curso de jornalismo voltado para o desenvolvimento regional

Modalidade de graduação atende aos alunos que concluíram bacharelados ou licenciaturas interdisciplinares em todas as áreas

O sonho do acesso a um curso de jornalismo numa universidade pública federal passou a ser uma realidade para os jovens do Sul e Extremo Sul da Bahia. Prestes a completar sete anos de fundação, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) acaba de lançar o Bacharelado em Jornalismo, vinculado ao Centro de Formação em Artes e Comunicação da UFSB. Uma aula magna proferida pelo jornalista e sociólogo Muniz Sodré inaugurou na última terça-feira (2) a modalidade de graduação. Por causa da pandemia de Covid-19, a atividade ocorreu em modo online, com transmissão ao vivo pelo canal no YouTube do Centro de Formação em Artes e Comunicação da UFSB. A aula “Jornalismo contemporâneo no Brasil: uma análise crítica” fez parte da I Jornada de Comunicação do curso. (Assista aqui)

De acordo com o coordenador do curso, Richard Santos, “além de suprir uma carência regional, o Bacharelado em Jornalismo da UFSB é um projeto de acirramento da participação democrática no Brasil”. Para Santos, contribuir para a formação de profissionais críticos e relacionados com o território é forjar uma cidadania plena e um sujeito socialmente contribuinte à emancipação nacional”. Com ênfases em Jornalismo Cultural, Jornalismo Científico e Comunicação Comunitária, o curso é um modalidade de graduação de 2º ciclo e atende aos alunos da universidade que concluíram bacharelados ou licenciaturas interdisciplinares em todas as áreas. 

A modalidade de aulas da graduação é em regime presencial com duração de 3120 horas no ciclo I, conforme Art 10. Resolução Nº1, 27/09/2013. A universidade dispõe de acervo bibliográfico, agência de comunicação (em construção), laboratório de edição de imagem vídeo, estúdio de som e imagem, laboratório de práticas jornalísticas e laboratório de audiovisual com outros equipamentos previstos no plano pedagógico do curso (PPC). 

Ernesto Marques, presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI) parabenizou a conquista da instituição. Para ele, a criação do bacharelado da UFSB é notícia quando a sociedade mais precisa de jornalismo. “Dá alento. A região tem história, importância econômica e potencial para, superada a crise atual, contar com o curso de jornalismo da Universidade Federal do Sul da Bahia como pólo formador de profissionais e empreendedores que certamente serão parte do esforço de superação pós-pandemia”, afirmou o jornalista.

Programação

O Centro de Formação em Artes e Comunicação dará continuidade à série de diálogos relacionados ao lançamento do curso. No dia 8 de março, a partir das 19h, o professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), Eugênio Bucci, participará do diálogo “Existe verdade factual sem jornalismo?”, como segundo convidado da jornada. Na quarta-feira (10/03), a I Jornada de Comunicação da UFSB segue com palestra da jornalista Nádia  Conceição, editora-chefe da Agência Ciência e Cultura, da UFBA. Ela falará sobre os desafios do  jornalismo científico na Bahia.

Resumo:

Prestes a completar sete anos de fundação, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) acaba de lançar o Bacharelado em Jornalismo, vinculado ao Centro de Formação em Artes e Comunicação da UFSB. Uma aula magna proferida pelo jornalista e sociólogo Muniz Sodré inaugurou na última terça-feira (2) a modalidade de graduação. Por causa da pandemia de Covid-19, a atividade ocorreu em modo online, com transmissão ao vivo pelo canal no YouTube do Centro de Formação em Artes e Comunicação da UFSB. 

De acordo com o coordenador do curso, Richard Santos, “além de suprir uma carência regional, o Bacharelado em Jornalismo da UFSB é um projeto de acirramento da participação democrática no Brasil”. 

O Centro de Formação em Artes e Comunicação dará continuidade à série de diálogos relacionados ao lançamento do curso.

Textos relacionados:

publicidade
publicidade