Notícias

Câmara concede Medalha do Mérito Cultural a Clarindo Silva

Nesta terça-feira (16), às 19h, a Câmara Municipal de Salvador (CMS) vai conceder a Medalha do Mérito Cultural ao jornalista, escritor, poeta, compositor e agitador cultural Clarindo Silva. A homenagem, que acontece por iniciativa do vereador Edvaldo Brito, reconhece a inestimável contribuição de Clarindo para a cultura soteropolitana e sua atuação em defesa do Pelourinho.

A honraria é entregue a pessoas ou instituições que desenvolvam ações de promoção à cultura, bem como a personalidades de destaque cultural no Município.

Clarindo Silva tem sua trajetória no campo da escrita iniciada há mais de cinquenta anos, quando atuou como repórter policial nos jornais A Tarde, Jornal da Bahia e Tribuna da Bahia. Com o tempo, migrou da reportagem para a literatura, não deixando de usar a pena para a defesa intransigente do Centro Histórico de Salvador, região que tem em sua Cantina da Lua um bastião de resistência.

É autor de Memórias da Cantina da Lua, que está em sua sexta edição, Conversa de Buzu e teve a sua biografia escrita por Vander Prata para a Coleção Gente da Bahia, com edição da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia.

Ele possui o título de Doutor Honoris Causa pela Université Libre des Sciences de L’Homme de Paris, a Comenda da Cultura e das Artes pela Universidade das Américas, além de ter sido agraciado com as mais importantes honrarias da Bahia: a Medalha Tomé de Souza, a Comenda Maria Quitéria e a Comenda Zumbi dos Palmares.

Textos relacionados:

publicidade
publicidade