Notícias

Cinema baiano é tema do projeto Conversando com a sua História

Fechando a programação do mês do Conversando com a sua História, projeto de autoria do Centro de Memória da Bahia – vinculado à Fundação Pedro Calmon/ SecultBA, o tema em debate acerca das memórias contemporâneas sobre a cultura e a política na Bahia será a sétima arte. A mesa desta segunda-feira (31) vai abordar “O Cinema na Bahia” e contará com os olhares da pesquisa histórica, da realização cinematográfica, da produção e da gestão do Cinema baiano, traçando um panorama das ações e impactos no audiovisual hoje.

O debate acontecerá às 17h, no quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, conhecida como Biblioteca dos Barris. Da mesa, participará a especialista em História da Bahia (UEFS) e mestre em História Social do Brasil (UFBA), Izabel Melo. Izabel é professora da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e Pesquisadora Associada da Filmografia Baiana. Além disso, tem experiência na área de História, com ênfase em História do Cinema Baiano.

Outro convidado será o comunicador, cineasta e gestor público, Pola Ribeiro. Ex diretor do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), Pola é formado em Comunicação pela UFBA e, antes mesmo de ingressar na Universidade, produziu cerca de 40 filmes que, na época, circularam em cineclubes, mostras e festivais, recebendo prêmios nacionais. É membro titular do Conselho Superior de Cinema, do Conselho Consultivo da Secretaria do Audiovisual e vice-presidente da Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais. Jardim das Folhas Sagradas foi o seu último longa metragem produzido.

CMB – O Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA), tem como objetivo a difusão da história da Bahia, através da preservação e ordenação de arquivos privados e personalidades públicas, bem como a realização de exposições, seminários e cursos de formação gratuitos. Entre suas funções, é responsável pelo Memorial dos Governadores Republicanos da Bahia (MGRB), localizado no Palácio Rio Branco, no Centro Histórico de Salvador.

Textos relacionados:

publicidade
publicidade