ABI BAHIANA

Retrospectiva 2021: recorde as principais notícias do ano

Em vários aspectos, 2021 seguiu o ano anterior. Ainda tivemos de lidar com o medo do coronavírus, permanecemos com as atividades paralisadas, a imprensa ainda atua em meio à violência contra profissionais da comunicação. Nesse cenário desafiador, a atuação da Associação Bahiana de Imprensa permanece necessária e relevante.

Lutamos pela vacinação da categoria, pela restauração do Museu Casa de Ruy Barbosa. Tomamos posição nos casos de afronta ao trabalho de jornalistas, que, infelizmente, foram muitos neste ano. Promovemos debates relevantes para a nossa classe e para a sociedade como um todo e nos mantivemos firmes na nossa missão de guardar a memória da imprensa baiana. Para o próximo ano, guardamos a esperança de notícias melhores. Desejamos continuar a defender energicamente a liberdade de expressão e de informação. 

Confira no site uma retrospectiva dos trabalhos que movimentaram o nosso ano.

  • Janeiro

Casos de feminicídio e violência contra a mulher desafiam a cobertura jornalística

Até o final de 2020, mais de cem casos de feminicídio foram registrados na Bahia, segundo dados da SSP-BA. Preocupada com o tema e com a forma como esses casos estavam sendo tratados, a jornalista Amália Casal Rey, diretora da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), sugeriu que a pauta fosse discutida com urgência pela instituição. (Relembre)

A luta pelo Museu Casa de Ruy Barbosa 

O ano foi marcado pelos esforços da ABI para preservar o Museu Casa de Ruy Barbosa, equipamento cultural administrado por meio de um convênio entre a ABI e a antiga Faculdade Ruy Barbosa. O imóvel onde nasceu o “Águia de Haia” atravessa um longo período fechado e em estado de abandono. Como não houve avanço nos entendimentos iniciais com o Yduqs, holding de educação superior que atualmente responde pelo Centro Universitário UniRuy, as negociações foram suspensas e a Associação ingressou com ação judicial. Agora, a ABI aguarda pelo andamento dos processos em curso – perícia judicial sobre a condição do imóvel, reintegração de posse e indenização por danos materiais e morais. Enquanto isso, o acervo foi movido para as instalações da ABI, onde passa pelos cuidados da equipe de restauro e conservação da entidade.

  • Fevereiro

Ato em defesa da saúde reforça importância da vacinação

A ABI em parceria com a Comissão Especial de Direito Médico e da Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Bahia, e o Ministério Público da Bahia promoveu a campanha  “Conscientização da População”. Através de ato online, as entidades discutiram o desafio que a desinformação traz para a vacinação completa. (Leia)

ABI e UniRuy avançam nas negociações para restaurar o Museu Casa de Ruy Barbosa

A ABI promoveu uma visita técnica ao Museu Casa de Ruy Barbosa, com o objetivo de avaliar o estado do acervo do museu. A iniciativa fez parte dos esforços da entidade e da UniRuy para dimensionar os custos de um projeto de restauro das obras e da Casa. (Leia)

  • Março 

 Especial 8M: Jornalista Caroline Gois relata desafios da profissão

Nesta entrevista especial do Dia Internacional da Mulher, a jornalista Caroline Gois revela os desafios que a levaram ao topo do mundo corporativo, em cargos majoritariamente ocupados por homens. (Leia mais)

ABI repudia agressões à fotojornalista Paula Fróes

Durante cobertura de um ato em favor do presidente Jair Bolsonaro, no bairro da Mouraria, a fotojornalista do Correio*, Paula Fróes, foi acuada e xingada por manifestantes. Em nota, a ABI se solidarizou com a profissional e recorda “Não podemos banalizar esse tipo de coisa”. (Relembre)

Demanda digital desenha novos rumos para o jornalismo profissional

Nesta reportagem especial, a ABI traz a experiência de profissionais que ajudam a entender como se adaptar às transformações digitais e como buscar alternativas para enfrentar a precarização do setor, problema intensificado pela pandemia de Covid-19. (Leia mais)

  • Abril 

ALB e ABI promovem I Simpósio Baiano de Jornalismo e Literatura

A primeira edição do Simpósio Baiano de Jornalismo e Literatura, promovido em parceria com a Academia de Letras da Bahia, contou com a participação de jornalistas, escritores e professores renomados. A programação abrangeu os temas da liberdade de expressão, a cobertura cultural nos jornais e a interface entre jornalismo e literatura. Além de ler a cobertura completa dos eventos, você pode assistir às lives no canal de Youtube da ALB. (Aqui)

Acervo do crítico de cinema Walter da Silveira é disponibilizado na internet

O acervo do crítico de cinema Walter da Silveira foi digitalizado e lançado em evento online. A plataforma reúne imagens de filmes e registros da vida do próprio Silveira, além de correspondências trocadas entre os anos de 1950 e 1966. Entre os interlocutores de Silveira estão os cineastas Glauber Rocha, Alex Viany e Paulo Emílio Sales Gomes. (Confira)

  • Maio 

Em 280 caracteres, você pode falar sobre qualquer assunto?

Nesta reportagem especial, você vai conferir dados sobre a utilização do Twitter por profissionais da imprensa e relatos de jornalistas que passaram a usar a plataforma como uma ferramenta de trabalho. (Leia a matéria completa)

Debate resgata história do nascimento da imprensa na Bahia

Em evento online, marcando os 210 anos da imprensa na Bahia, a ABI e o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) discutiram circunstâncias históricas que determinaram a implantação do Idade D’Ouro do Brazil, o primeiro jornal que existiu na Bahia e o segundo no Brasil, e o Diário Constitucional, primeiro jornal no país a fazer oposição ao governo. (Assista a live aqui)

Desafios para superação do racismo marcam debate promovido pela ABI

Inspirada pela letra da canção “14 de maio” de Lazzo Matumbi e Jorge Portugal, a ABI promoveu o debate “14 de maio de 1888 – o dia que não acabou”. Com a participação dos convidados Samuel Vida, advogado, ativista e professor e dos jornalistas Yuri Silva e Cleidiana Ramos, a mesa debateu sobre os desafios para a superação do racismo após a promulgação da Lei Áurea no Brasil. (Confira a cobertura completa)

  • Junho

É proibido filmar? – Parte II

Em conversa com especialistas, a reportagem da ABI apurou o que diz a legislação sobre a filmagem de ações policiais, abordou a Lei de Abuso de Autoridade e a necessidade de estabelecer limites à atuação de agentes da segurança pública. (Leia)

Associação Bahiana de Imprensa estreita laços com ABI Nacional

Com o objetivo de aproximar as duas entidades, o presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional), o jornalista Paulo Jerônimo de Sousa – também conhecido como Pagê – participou de reunião ordinária da Diretoria Executiva da Associação Bahiana de Imprensa. 

Jornalistas se emocionam durante vacinação da categoria na sede da ABI

Um momento de celebração, união e esperança. Assim foi definido o primeiro dia de vacinação na sede da ABI. A imunização da categoria na capital baiana é fruto de articulação do Sinjorba, com o apoio da ABI e do Sinterp-Ba, junto à Secretaria Municipal da Saúde. Durante esse período, a ABI funcionou como mais um posto de vacinação para a categoria.  (Relembre)

ABI e Sinjorba pedem diminuição da faixa etária para vacinação da categoria

A luta pela vacinação não acabou. Com a adesão de alguns municípios ao pedido de imunização dos profissionais, as entidades passaram a atuar pela diminuição da faixa etária dos profissionais. (Leia)

  • Julho 

ABI oferece moção de aplausos ao Sinjorba pela vacinação da categoria

Em homenagem ao empenho e dedicação pelo empenho para viabilizar a vacinação dos profissionais de imprensa, a ABI ofereceu ao Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) uma moção de aplausos. (Relembre)

ABI participa de audiência pública sobre violência contra a imprensa

Em audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Salvador, profissionais da comunicação, entidades representantes da imprensa e parlamentares reuniram-se para discutir o tema “Democracia e Acesso à Informação em perigo: como combater a crescente violência contra profissionais de imprensa na Bahia”. (Leia)

Instituições baianas articulam efeméride do centenário de falecimento de Ruy Barbosa

A ABI convidou instituições da área da cultura, do direito e representantes do legislativo baiano para compor o colegiado responsável pela articulação do centenário de falecimento de Ruy Barbosa, a ser transcorrido no dia 1° de março de 2023. A ideia é que através da programação planejada para a data se possa ampliar e disseminar os ensinamentos de Ruy para toda a sociedade. (Relembre)

  • Agosto 

ABI promove série de lives em comemoração aos seus 91 anos 

Em celebração ao seu aniversário de 91 anos, a ABI promoveu uma série de lives com temas de interesse para a comunicação e o jornalismo. A primeira da série trouxe como convidados o professor, jornalista e poeta Florisvaldo Mattos e o cineasta e crítico de cinema, José Umberto Dias para falar sobre o gênio do cinema Glauber Rocha. Você pode assistir às lives completas no canal de Youtube da ABI. (Recorde)

Pelos olhos delas: Fotojornalistas baianas relatam seus desafios e conquistas na profissão

No dia 19 de agosto se comemora o Dia Mundial da Fotografia. Para marcar a data, a ABI trouxe o relato das fotojornalistas baianas Margarida Neide, Shirley Stolze, Lucia Correa, Marina Silva e Paula Fróes. As profissionais falaram de suas carreiras, suas conquistas e de suas visões pessoais sobre a fotografia e o jornalismo. (Aqui)

Entrevista: Levantando o véu do sertão desconhecido

Em entrevista à ABI, o jornalista e fundador do portal Meus Sertões, Paulo Oliveira, conta sobre a história do projeto que completou cinco anos neste ano. Além de reportagens, o Meus Sertões já lançou podcast, e-book e vídeos e continua a se transformar, enquanto o jornalista busca mais e mais histórias do semiárido. (Leia aqui)

  • Setembro

ABI recebe acervo de José Umberto Dias sobre Glauber Rocha

O cineasta e crítico cinematográfico José Umberto Dias assinou o termo de doação de seu acervo sobre o cineasta e jornalista baiano Glauber Rocha à ABI. Nessa entrevista, o José Umberto fala de sua relação com Glauber, da importância do cineasta para a cultura brasileira e dos motivos que o levaram a confiar o acervo reunido desde a adolescência à ABI. (Leia mais) 

Programação do centenário de Ruy Barbosa começa a ser construída

O trabalho de montar a programação da efeméride do centenário de falecimento de Ruy Barbosa começou com força total. Após convocação da ABI, as entidades que formam o colegiado responsável se reúnem para conduzir as atividades. Além da designação dos nomes responsáveis pela captação de recursos, foram apresentadas sugestões de atividades para marcar a efeméride, a exemplo da reedição de três livros – a biografia de Luís Vianna, a narração da visita de Ruy a Salvador e Cachoeira, e mais um sobre a sede do TJ-BA. (Recorde)

  • Outubro

Assembleia da ABI aprova criação da Medalha Rubem Nogueira

A ABI aprovou em Assembleia Geral Extraordinária a criação da Medalha Rubem Nogueira, a fim de homenagear personalidades importantes para a história do Museu Casa de Ruy Barbosa. A comenda faz parte da programação do centenário de falecimento de Ruy Barbosa. (Confira)

Entrevista com o jornalista e escritor Gonçalo Júnior

Gonçalo Júnior tornou-se muito conhecido pelas suas biografias. O jornalista baiano – que já colaborou com diversos jornais e revistas e atualmente edita a revista Brasileiros – usa o método investigativo da área tanto na busca de informações, quanto na fase de escrita das suas biografias, obras pelas quais se consagrou. Nesta entrevista à ABI, Gonçalo fala um pouco do seu processo e de sua carreira como escritor, pesquisador e jornalista. (Leia mais)

  • Novembro

No Dia Nacional da Cultura, instituições baianas lembram Ruy Barbosa

Reunida em colegiado com outras 12 instituições ligadas à trajetória de Ruy Barbosa, a ABI anunciou a programação especial do centenário de falecimento do jurista, que será em 1° de março de 2023. A programação reserva atividades junto à sociedade baiana e uma novidade: a reabertura do Museu Casa de Ruy Barbosa. (Leia mais)

Solenidade na ABI marca os 100 anos do nascimento de Afonso Maciel Neto

A solenidade em memória de Afonso Maciel Neto ocorreu na sede da entidade à qual o  jornalista, advogado e deputado estadual serviu por mais de vinte anos e é sócio benemérito. Com a presença da família do homenageado, a diretoria executiva da ABI exaltou o legado deixado por Afonso Maciel à instituição e à imprensa baiana.  (Aqui)

Antirracismo é compromisso editorial

“Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É preciso ser antirracista.” A célebre frase da intelectual Angela Davis marca o debate racial. No mês da consciência negra, a ABI entrevistou jornalistas e pesquisadores negros para entender qual o papel da comunicação no combate ao racismo. (Veja)

ABI recebe visita do vice-governador João Leão

A ABI recebeu em sua sede a visita do vice-governador da Bahia, João Leão. Acompanhado do jornalista e assessor Cadu Freitas, Leão foi recebido no Museu de Imprensa pelo presidente da ABI Ernesto Marques, pelo presidente da Assembleia Geral Walter Pinheiro, pelo 1° vice presidente Luís Guilherme Pontes Tavares e pelo tesoureiro Valter Xéu. Na pauta, foi discutido o cenário da imprensa baiana e o desenvolvimento do estado. (Leia a cobertura)

  • Dezembro

Completando 10 anos, LAI é ferramenta rotineira de jornalistas baianos

Completando uma década, a LAI ainda não é um recurso popular entre os jornalistas. Os que usam, no entanto, contam que basta um pedido bem sucedido para a empolgação transformar as solicitações aos órgãos públicos em uma prática rotineira. Nessa matéria, jornalistas contam como fazer um pedido bem sucedido de acesso à informação. (Veja a matéria)

ABI sedia reunião entre PGE-BA e entidades mobilizadas em defesa do Arquivo Público

A decisão judicial de  leiloar o prédio que sedia o Arquivo Público do Estado da Bahia, conhecido como Quinta do Tanque, gerou como reação a reunião de entidades da sociedade civil em força tarefa. No dia 1° de dezembro, ocorreu na sede da ABI uma reunião entre essas instituições mobilizadas e a Procuradoria Geral do Estado, sobre o processo que coloca em risco o prédio que abriga mais de 40 milhões de documentos históricos. (Leia a matéria)

ABI aprova novo Estatuto

O processo de revisão do Estatuto da ABI iniciado em 2018 foi finalizado em Assembleia Geral Extraordinária em dezembro deste ano. Enfim revisto e atualizado, o novo texto do Estatuto visa modernizar a instituição, através de uma linguagem mais inclusiva e que abrange novas plataformas de comunicação. O documento modifica ainda o período de duração dos mandatos dos cargos da entidade e o modelo de representação regional da ABI. (Entenda)

ABI repudia agressão às equipes das TVs Bahia e Aratu durante visita de Bolsonaro

No dia 12 de dezembro, durante visita do presidente Jair Bolsonaro às regiões do extremo sul baiano atingidas pelas chuvas, jornalistas foram agredidos por sua equipe de segurança. A ABI juntou-se a outras instituições que repudiaram o ato de violência e ataque à atividade da imprensa. “Um país morre junto com a sua democracia se fatos como os de Itamarajú passam a acompanhar a agenda oficial do presidente em nossa terra ou numa missão internacional, como recentemente, em Roma”. (Recorde o caso)

Programas de proteção oferecem de suporte jurídico à defesa da vida de jornalistas

No mês em que se recorda a importância da defesa dos Direitos Humanos, a ABI trouxe em reportagem exemplos de programas de proteção a comunicadores e jornalistas que atuam como defensores dos direitos humanos. A maior parte das iniciativas ainda está por conta das entidades representativas, mostrando a importância dessas instituições. (Leia aqui)

Homenagem ao jornalista Walter Pinheiro marca reunião da ABI

A última reunião da Diretoria Executiva em 2021 foi marcada por uma homenagem ao jornalista Walter Pinheiro, que esteve à frente da instituição por nove anos. Após a solenidade, houve uma confraternização entre diretores e funcionários da ABI, e uma ação solidária ao Grupo de Apoio da Criança com Câncer – Bahia (GACC-BA). (Leia)

Textos relacionados: